FATEP – Faculdade de Tecnoligia / Mercado Financeiro e Controladoria

 

Miguel Fernando Marques

 

Orçamento em Microempresas

 

Prof. Orientador: Lawton Benatti 

 

O que é orçamento?

 

Orçamento é uma ferramenta usada para administração, seja doméstico, empresarial ou pública que  possibilita melhor controle no uso do dinheiro, tornando mais precisa as desições financeira, diminuindo a probabilidade de erros na gestão. 

 

Criação das microempresas.

 

As microempresas dificilmente são criadas com um planejamento, geralmente a empresa sai da informalidade, ou é criada sem uso de qualquer ferramenta administrativa, o que explica o fracasso de boa parte delas. 

 

Necessidade do orçamento nas microempresas.

 

Como toda empresa, a microempresa tem que ter como base de negócio, não somente a sobrevivência, mas também obter lucros. O orçamento atua de forma direta para que a vida financeira da microempresa seja saudavél. 

 

Necessidade do orçamento para criação da microempresa?

 

Quando se possui um planejamento para criação de um negócio a probabilidade de êxito aumenta consideravelmente, nessa situção o orçamento como ferramenta administrativa possibilita que o capital social seja bem empregado, evita gastos desnecessário e gera uma certa economia no finaceiro (há a possibilidade de negociação prévia) e no tempo (há redução significativa  de conta-tempos na criação da microempresa quando há planejamento). 

 

Orçamento no auxílio da microempresa.

 

É bastante comum que a microempresa não ultilize corretamente as ferramentas administrativa na gestão do negócio, impossibilitando o crescimento da empresa ou a obtenção de lucros.

A utilização do orçamento nesse tipo de empresa se faz muito eficaz, mostra resultado muito rapidamente, principalmente na parte de corte de gastos, desperdícios financeiros e alterações de serviços contratados. 

 

Tipos de Orçamentos 

 

Orçamento de Tendências

 

Esse modelo de orçamento usa como base de informações o passado da empresa, o que faz muito sentido já que o mercado que essa empresa atua é formada por outras empresas já estabelecidas.

Essa forma de orçamento pode trazer erros históricos nele, e o mercadao nem sempre se comporta como no ano(s) anterior(es).

Orçamento Base Zero 

Empresas no começo das atividades por não terem histórico de orçamento ultilizam esse método, porém, é bastante funcional para corrigir eventuais erros orçamentário, a ideia dessa forma de orçamento é questionar cada conta, cada gasto e assim avaliar sua real necessidade. 

Orçamento Estático

 

O mais utilizado, inclusive por grandes empresas, ele tem como base orçamentaria a receita e estipula os gastos por setor ou por período.

É funcional, mas não tendo flexibilidade, pode gerar alguns contra-tempos e burocracia. 

 

Orçamento Flexível

 

Nesse tipo de orçamento não se usa como base a receita da empresa, ou do setor, o orçamento fica bastante oscilante, basicamente ele funciona como vários orçamentos que vão sendo modificados comforme necessidade.

Esse tipo de orçamento sai bastante do conceito orçamentário, pois, a ideia de orçamento é prever o que vai acontecer, para minimizar erros e maximizar lucros. 

 

Referência: xa.yimg.com/kq/groups/.../artigo+Prof+Moreira+ORÇAMENTO.pdf