Este artigo tem o objetivo de mostrar que o orçamento continua sendo uma excelente ferramenta de planejamento e controle das atividades de uma organização, independente do seu porte e setor de atividade.

Na ciência da Administração a área de Finanças estuda os recursos financeiros, um dos recursos necessários para que as organizações exercem suas atividades. Em finanças, um dos temas de estudo é o orçamento empresarial, considerado, por alguns autores, o instrumento mais antigo e tradicional da gestão financeira.

Segundo Carneiro, Murilo e Matias, Alberto Borges (2011, Orçamento  Empresarial , São Paulo, Atlas) Para se fazer as projeções, deve ser definida uma unidade de tempo. Quando o orçamento é elaborado  por uma organização, normalmente, a unidade de tempo utilizada é o ano, dividindo depois por meses, ou seja, quando um ano está terminando, faz-se a prospecção das receitas e dos gastos, isso para todos os meses do ano que irá começar.

A utilização do orçamento são antigas e estão presentes no setor publico e no setor privado.

Após analisarem e confrontarem as limitações e as vantagens de um programa de orçamento, esperam que sejam convencidos de que se trata de um excelente instrumento para planejar e controlar as atividades de uma organização.

Todo instrumento deve ser utilizado de maneira correta, caso contrário, não trará os benefícios esperados. O primeiro passo para tirar sua dúvida seria definir qual será o departamento da empresa responsável pela implantação e controle do orçamento.

Para alcançar os benefícios desejados, as empresas devem se atentar a quatro principais recursos, são eles; financeiros, materiais, humanos e comerciais.

Em grandes empresas, existe uma área chamada Orçamento, ligada à Controladoria, que fica responsável pela condução do processo orçamentário.

No processo de elaboração de um orçamento, a primeira etapa a ser desenvolvida é a prospecção das receitas operacionais, como o orçamento de vendas.

Para elaborar o orçamento de vendas, a área comercial tem que prospectar, mensalmente, dois dados essenciais, para comercializar: preço de venda e quantidade.

Dentre as características fundamentais do orçamento empresarial está a não permissão de alterações nos orçamentos departamentais (de receitas e de gastos).

Didaticamente, a segunda etapa do processo de elaboração de um orçamento nas organizações pode ser dividida em três etapas;

-Plano de produção

-Projeção dos custos

-Projeção das despesas

O Orçamento é fundamental tanto no âmbito empresarial quanto no âmbito familiar, e para que sejam eficazes e consigam atingir o objetivo esperado, as pessoas devem organizar  e lidar com o orçamento de forma extremamente profissional.