ORAÇÃO PODEROSA E ORAÇÕES INÚTEIS
Nenhum oração é poderosa, é eficaz por si mesma. Toda oração é poderosa, quando e se é feita em Cristo, com Cristo e por Cristo. São ineficazes orações feitas de outras formas e em outro nome. Jesus Cristo é a fonte única de poder, o único mediador entre o céu e a terra nas nossa relações legítimas com Deus, com a SS. Trindade. Nenhuma oração chega ao céu sem passar por Jesus Cristo. Grande bobagem acreditar no poder automático, quase mágico das correntes de oração. Todo cristão, por essência, já vive em corrente, em cadeia, em união inseparável com a Pessoa viva de Jesus Cristo, na qual fomos enxertados, por vontade de Deus, mediante a salvação, redenção, resgate operado pela encarnação, vida pública, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus ao céu, de onde emana todo poder no céu e na ter-ra. "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra" Mt 28,18. Por causa da união substancial dos seres humanos com a Pessoa de Jesus Cristo, formamos nele, com ele e por ele o Corpo Místico de Cristo, do qual tiramos força e poder para orar e praticar as boas obras. Os elos poderosos da corrente que nos une a Jesus Cristo e uns aos outros chamam-se comunhão dos santos. Santos somos todos que estamos unidos a Jesus pela fé. A fé justica-nos e faz-nos santos como Deus é santo. Este é o caminho certo. O mais é enganação, embuste, folclore religioso. Jesus é o caminho, o modelo, o exemplo de como os cristãos devemos relacionar-nos com Deus. "Eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Dei-vos o exemplo, para que, como eu fiz, também o façais vós. Se permanecerdes unidos a mim, produzireis muitos frutos, podeis pedir tudo que quiserdes e o Pai vos concederá em meu Nome. Se não permanecerdes em mim não dareis frutos, porque sem mim nada podeis fazer. Nosa capacidade vem de Deus. É Deus quem opera em nós o querer e o operar, segundo sua vontade. Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros da nova aliança. Sendo assim, em nome de Cristo exercemos a função de embaixadores e por nosso intermédio é Deus mesmo vos exorta" Jo 13,13-15; 14,6; 15,4-7; 2 Cor 3,5; 5,20; Fl 2,13.
Esta é a parte de Deus, com garantia de funcionamento. Porém, não é automática: precisa ser mediada por nós. Nossa mediação na salvação chama FÉ. A fé inicia pela audição da Palavra de Jesus e de toda a Escritura. O segundo passo é avaliar a credibilidade da Pessoa e da Palavra dela, a partir dos atos, exemplos e o testemunho dessa Pessoa. Deus faz primeiro, depois fala. A credibilidade da Palavra de Jesus apóia-se na autenticidade de seus atos. A partir daí, aderimos ou não a Jesus, caminharemos, viveremos ou não como ele. A adesão livre e consciente a Jesus chama-se fé. A fé é dom de Deus, Jesus é o autor e o outorgador da fé. Sua Pessoa, sua credibilidade garantem adesão segura a ele. Por causa do testemunho de vida de Jesus, temos certeza que não seremos enganados, ludibriados. Aderir a Jesus é incorporar em nossa pessoa o poder que está na Pessoa dele, que nos assegura capacidade de fazar e dizer as mesmas coisas que Jesus fez e disse. "Como o Pai me enviou, eu vos envio também. Ide pelo mundo e anunciai a boa notícia - Deus está conosco e fez aliança de amor conosco -, anunciai o evangelho a toda criatura. Quem vos recebe, recebe-me, quem me rece-be, recebe o Pai que me enviou. Quem vos rejeita, me rejeita, quem me rejeita, rejeita o Pai que me enviou. Quem vos ouve, me ouve, quem me ouve, ouve o Pai que me enviou. Perma-necei em mim e eu permanecerei em vós. Crede (permanecei) em Deus, crede em mim tam-bém. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiser-des e vós o tereis. Em verdade, em verdade, vos digo: Quem crê em mim (quem prmanece fiel a mim) fará as obras que eu faço, e fará até maiores do que elas, porque eu vou para junto do Pai (do qual emana todo poder). E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei" Jo 14,1.12-14; 15,7; 20,21; Mc 16,16; Mt 10,40.
       Eis a poderosa corrente posta ao nosso alcance, mediante a fé. Inútil fazer correntes de oração para forçar Deus a fazer aquilo que nos compete fazer em nome dele. Por meio de Jesus Cristo a SS. Trindade fez uma aliança indissolúvel com a humanidade. Somos parceiros de Deus, em Cristo, com Cristo e por Cristo, com autoridade, dada por Jesus, a garantia primeiro da aliança no seu sangue, na sua vida, para realizarmos e falarmos as mesmas coisas que ele realizou e falou. Na aliança nova, cada parceiro tem atribuições próprias. A de Jesus é comunicar-nos a vida, a força, o poder da SS. Trindade - a graça de Deus. A nossa tarefa é incorporar o poder de Deus e fazê-lo produzir resultados no dia a dia. Resultados traduzidos na prática dos valores éticos do Reino de Deus, a saber, justiça, respeito, liberdade, solidariedade, amor fraterno. A prática dos valores do Reino é a asinatura da nossa fé. "Se digo que creio em Deus, que amo Deus, mas destrato meu irmão, sou mentiroso. Pois como posso amar Deus que não vejo, se desrespeito o irmão que vejo? Quem ama Deus, ame também seu irmão" 1 Jo 4,21. Na prática do amor resume-se toda a Escritura. A poderosa oração é o amor. O mais é folclore de gentre acomodada, medrosa, sem fé, que acham poderem enganar Deus com fórmulas mágicas. Vão ouvir de Jesus no Juízo Final: "Eu não vos conheço! Afastai-vos de mim" Mt 721-23
    São inúteis também as orações de pessoas que pedem para Deus afastar todos os problemas das suas vidas, mas elas nada fazem para mudas as coisas e situações causadoras de tais problemas. Uma vida sem problemas não é vida humana. Os problemas fazem parte do processo de crescimento de todo ser vivo. Até animais e plantas passam por reveses. Mas, ao contrário dos seres humanos, eles procuram administrar seus problemas e resolvê-los da melhor maneira possível. As plantas precisam de sol para processar a clorofila, vital para elas. Se as colocamos em lugar sem ou com pouca luz, elas procura uma saída onde haja luz. Para não morrerem de sede no deserto, os camelos e dromedários desenvolveram uma corcova nas costas que armazena água para a longas caminhadas. Enquando isto, o ser humano, imagem e semelhança de Deus, dotado de capacidade para gerar vida, adminstrar seus problemas, viver feliz na terra, vive apelando para Nossa Senhora, para Jesus Cristo para afastar os problemas para bem longe. Sabe quando Maria e Jesus vão afastar esses problemas da sua vida? NUNCA. Seus problemas são problemas seus, não de Deus. Se você os criou porque não assumiu responsabilidade na hora certa, assuma-a agora e procure resolver seus broblemas, em vez de ficar enchendo o saco de Nossa Senhora com orações inúteis. Maria tem mais o que fazer. Examine sua vida. Veja se suas doenças não provêm de alimentação errada, pensamentos negativos, baixa auto-estima, falta de fé em você (nos dons que Deus lhe deu) e fé em Deus. Examine e mude seu rumo de vida. isto está em suas mãos, não nas de Deus. Decida-se e seja feliz. Evidentemente, em virtude da aliança, da parceria de vida que Jesus fez conosco, podemos pedir-lhe ajuda, força para a luta. Mas, jamais pedir que Jesus faça por nós o que nos compete fazer. Comodismo chantagista não cola com Deus. Oração humilde para pedir ajuda, esta ele atende. "Tua prece ainda não chegou em tua boca, e eu já a atendi", diz o Senhor. Mas, se você não vai à luta para solucionar seus problemas, você vai ficar falando sozinho. Da sua vida cuida você, não Deus. Jesus é seu parceiro, não seu empregado. A aliança que fez conosco tem mão dupla: "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio também. IDE e anunciai a boa nova a toda criatura. Os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor OS AJUDAVA (não fazia as coisas por eles) e confirmava sua palavra (palavra anunciada pelos discípulos) com os sinais que as acompanhavam" Mc 16,15.20. 
Autor: Geraldo Barboza de Carvalho.