Oração de concordância

A "oração de concordância", isto é, o "concordar em oração" é a mais poderosa arma que nós, intercessores, temos à nossa disposição. "Também vos digo que, se dois de vós concordarem..." (Mt.18:19). Consultando o meu léxico grego, descobri que a palavra "concordar", no texto grego, significa "estar em harmonia". Em outras palavras, quando estou orando com alguém e, em oração, concordo com essa pessoa a respeito de algo, Deus responde, pois está escrito: "... se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus...". Podemos ilustrar esse "concordar" com a seguinte símile: Numa orquestra sinfônica, cada instrumento participa contribuindo com aquilo que pode tocar, satisfazendo o gosto do compositor e maestro. Semelhantemente, as Escrituras nos ensinam que Deus usa de diversos tipos de oração, através de uma coletividade de pessoas, para orquestrar a Sua melodia divina de oração. Quando toda a Igreja está orando de modo uníssono a respeito de algo, usando vários tipos de oração, o clamor dessas intercessões e petições, no céu, constituem-se numa melodia que comove o coração do Pai celestial. Toda vez que um grupo de duas ou três pessoas (um trio de oração) se reúne para orar a respeito de algo, é como se uma miniorquestra se reunisse para apresentar uma melodia intercessória aos ouvidos de Deus; toda vez que a Igreja se reúne para um período de oração, é como se uma grande orquestra se reunisse para realizar um concerto sinfônico de oração ao Deus que ouve e atende as orações.
Se almejarmos ver milagres acontecerem, precisamos praticar a "concordância em oração". Como falei no texto supracitado, a oração de concordância é semelhante a uma "orquestra sinfônica", onde o conjunto de todos os tipos de oração forma uma "única melodia divina e intercessória" doce ao coração do Pai celestial. Deus, ao ouvir essa bela "melodia intercessória" que é extraída de corações sinceros e tementes a Ele, certamente, atenderá as necessidades mais profundas dos seus servos que por Ele clamam numa "concordância em oração".
Para ilustrar o que acima estou lhe falando quero compartilhar com você o seguinte episódio:
Em 1997, tive uma experiência tremenda na sala de minha casa. Nunca me esquecerei do ocorrido, quando Deus derramou do seu Espírito na vida do Pastor Eliaquim, um ministro da Igreja Batista (um dia antes, eu havia consagrado ao Senhor um jejum parcial, e sentia a presença de Deus intensamente sobre mim). O fato mais marcante foi este: durante a oração em que eu ministrava com imposição de mãos sobre ele, o Espírito Santo me outorgou a seguinte visão: "Uma pomba sobrevoando a cabeça do Pastor e um cálice de óleo sendo derramado sobre o seu corpo". Foi nesse exato momento que ele foi Batizado no Espírito Santo. Lembro-me de que, minutos antes da visão, fiz uma oração mais ou menos assim: "Senhor Jesus, batiza o Teu servo com o Espírito Santo, pois ele precisa urgentemente dessa unção. Peço, não porque ele mereça, mas porque o Teu sangue vertido no calvário nos proporciona esta tão grande Benção!".
Quando o Pastor Eliaquim recebeu o Batismo no Espírito Santo, todos nós caímos, literalmente, sob o impacto da presença do Espírito de Deus. Havia três pessoas nessa reunião de oração: Eu, o Pastor Eliaquim e o Sandrueliton (o Afifo), um irmão de nossa Igreja. Tenho certeza de que nós jamais nos esqueceremos dessa experiência santa e apoteótica! Orar em concordância é algo extraordinário!
Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]