O presente trabalho procura formular um plano viável de distribuição de combustível, mais concretamente da gasolina para a região territorial sul de Angola em caso de algum estrangulamento na estrutura actual, envolvendo as províncias de Benguela, Namibe, Huila, Huambo, Bié, Kuando Kubango e Cunene, com objectivo de criar alternativas para assegurar o processo de distribuição de combustível em caso de algum estrangulamento no sistema actual. Pesquisa realizada na Sonangol, revelam que a rede de distribuição de combustível na região Sul de Angola não garante a distribuição de forma eficaz em caso de algum estrangulamento na rede de distribuição actual. Assim, Neste trabalho, com a concepção de um modelo Matemático estudados em dois cenários, sendo o primeiro caracterizado pela possibilidade de um estrangulamento no percurso TOL-ICKK e o segundo, considerando um possível estrangulamento nos percursos TOL-ICKK e TON-ICL respectivamente, assegura- se haver um plano alternativo em caso de um estrangulamento no sistema actual de distribuição de combustível. A metodologia usada foi a de programação linear, dando ênfase ao problema de transporte.

INTRODUÇÃO

O Petróleo é uma das mais importantes fontes de energia da actualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras actividades de carácter SócioEconómico e produtivo. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina, gasóleo e o óleo diesel. Trata-se de uma substância oleosa, altamente inflamável e de coloração negra ou castanho escura, de origem fóssil e não renovável, ou seja, ele poderá deixar de existir com o passar dos anos. Apesar de seu consumo ter diminuído ao longo dos últimos anos, o petróleo ainda é considerado o recurso básico da sociedade industrial contemporânea. É responsável por cerca de 35% do total de consumo de energia no mundo, o que lhe confere a liderança em relação a outras fontes de energia.
O Oriente Médio é a região que abriga as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 65%), com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial. Outros locais onde há grande produção de petróleo são: golfo do México, sul dos Estados Unidos, Lago de Maracaibo (Venezuela), Sibéria (Rússia), Golfo de Bohai (China),
Ásia central (região do Cáucaso) e na costa ocidental da África.
Angola apesar de ser o segundo maior produtor de África tem somente uma pequena refinaria em Luanda que não oferece capacidades para satisfazer a demanda do rápido crescimento económico nacional. Por este motivo, o país importa anualmente o equivalente a 250 milhões de dólares de produtos derivados, sendo a Sonangol a empresa responsável na comercialização e distribuição dos mesmos. Constitui proposta da Sonangol desenvolver competências em todos segmentos do mercado em que participa de forma a alcançar uma posição que contribua para o retorno dos capitais investidos e a internacionalização do negócio. Das visitas de estudo realizadas na Sonangol, revelam que a rede de distribuição de combustível na região Sul de Angola não garante a distribuição de forma eficaz em caso de algum estrangulamento na rede, o que constitui uma lacuna, pelo que o presente trabalho propõe subsídios para sua optimização.
Segundo Ballou (2007), o componente de maior importância no custo logístico na maioria das empresas é o transporte. Este contribui com cerca de dois terços do gasto logístico entre 9 e 10% do produto nacional bruto. Devido a isso, é comum se deparar com a afirmação de que os custos logísticos envolvem apenas os custos com transporte.
11 Por meio do acesso aos meios de transporte com menores custos e com melhores sistemas, a estrutura económica começa a se igualar de uma economia desenvolvida, possibilitando aumento da concorrência no mercado, garantia de economia de escala na produção e redução de preços das mercadorias (BALLOU, 2007).
A Matemática, mais precisamente a área de investigação operacional tem dado importante contributo na resolução de problemas nos domínios da economia, indústria, engenharia civil, na gestão de organizações, etc. Moreira (2007) salienta que no caso dos modelos matemáticos, as relações entre as variáveis do problema devem ser representadas por sistemas de símbolos e relações matemáticas". Os bons modelos serão os mais próximos da realidade e de fácil experimentação.
Bueno (2007, p.19) afirma que as representações com modelagem matemática ou simbólica, são formadas por variáveis de decisão (parâmetros para tomada de decisão) e expressões matemáticas (relações entre as variáveis). Essas representações darão suporte à decisão por retratar um problema real.
A Pesquisa Operacional, especificamente, oferece aos gerentes a capacidade de tomar decisões mais eficazes e de estabelecer sistemas mais produtivos, por meio de informações mais completas, realizam-se previsões cuidadosas de resultados e estimativas de risco com ferramentas actuais e técnicas de decisão (MOREIRA, 2007).
Sendo assim, a proposta deste trabalho é de encontrar um plano que sirva de alternativa na distribuição de combustíveis (gasolina) para região territorial sul, e estabelecer um modelo matemático aplicável na gestão da distribuição e transportação dos mesmos, com objectivo de minimizar o custo da transportação destes derivados do petróleo.
Portanto, o presente trabalho organiza-se à volta de três capítulos. O primeiro diz respeito a Metodologia geral, em particular, os meios e as tarefas empregues para abordagem do tema, o segundo relaciona-se com a fundamentação teórica-matemática do problema, o terceiro abordará sobre o caso de estudo do problema da distribuição de combustível na região sul, por fim, a conclusão geral e recomendações 12 CAPÍTULO

I:METODOLOGIA GERAL

1.1-OBJECTIVOS GERAIS

•Criar um modelo Matemático que estruture um plano que optimize o processo de distribuição de combustível (gasolina), na região Sul de Angola em caso de algum estrangulamento na situação actual da distribuição do mesmo.
•Determinar a forma mais económica de transportar combustível (gasolina) de um conjunto de fontes de oferta para um dado conjunto de destinos ou fontes de procura.

1.2-OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

•Compreender o sistema actual de distribuição de combustível na região Sul de Angola.
•Construir um modelo matemático baseado no algoritimo dos transportes que optimize a distribuição em caso de estrangulamento na estrutura actual da região Sul de Angola.
•Criar alternativas de decisões a tomar para garantir o bom funcionamento do processo de transportação e distribuição de combustível na região Sul de Angola.

1.3-CAMPO DE ACÇÃO

Este trabalho será desenvolvido com base numa das actividades da subsidiária Sonangol logística do Grupo Sonangol-EP, na rede de distribuição e transportação de combustível (gasolina) na região Sul de Angola, especificamente no T.O.L (Terminal Oceânico do Lobito), que distribui para Huambo, Bié e Kuando Kubango; T.O.N (Terminal oceânico do Namibe), que distribui para Lubango e Cunene.

1.4-PERGUNTAS CIENTÍFICAS

•Como identificar as causas das possíveis roturas na actual estrutura de distribuição de combustível na região Sul de Angola?
•Que métodos algébricos podem viabilizar a modelação que contribua para a distribuição de combustível em caso de algum estrangulamento na estrutura de distribuição de combustível na região Sul de Angola?
•Quais serão os benefícios para a sociedade e a Sonangol com aplicação do modelo alternativo que o presente trabalho se propõe construir? 13

1.5-TAREFAS CIÊNTÍFICAS

•Pesquisas bibliográficas e recolha de dados na Sonangol sobre a situação actual da distribuição de combustível na região sul de Angola.
•Concepção e montagem do modelo matemático, avaliação dos resultados obtidos, para possível tomada de decisão.
•Interpretação das alternativas propostas 1.6- JUSTIFICATIVA:
•A Investigação Operacional oferece a capacidade aos gerentes de tomar decisões mais eficazes, e de estabelecer sistemas mais produtivos que usam os recursos materiais, financeiros, humanos e ambientais. Sendo assim, aproveitamos este ramo da Matemática aplicada para propor a Sonangol utilizar esta ferramenta, para optimizar as suas operações de distribuição de combustíveis com a finalidade de melhor realização de suas estratégias, visando aumentar a eficiência das suas actividades e minimizar custos. •A óptima distribuição de combustível dinamiza o processo de industrialização de uma sociedade, que por sua vez é um factor preponderante no desenvolvimento da economia e bem-estar da comunidade em geral.

[...]