Trocando Idéias 

No dia a dia do setor de pintura nos deparamos com necessidades de manter o setor limpo, manter os skids, grades, dispositivos, suportes e gancheiras limpas, recuperar peças com problemas e bem como garantir a limpeza das pistolas de pintura. 

Assim coloco abaixo, oportunidades para que sejam superadas as dificuldades tornando assim o processo no setor de pintura mais eficiente e levando as empresas uma redução de custos e principalmente uma diminuição significativa nos defeitos que ocasionam o retrabalho e ou sucateamento de peças.

Limpeza de skids, grades, dispositivos, suportes, gancheiras e peças pintadas

Para garantir que as peças pintadas tenham um excelente nível de qualidade se faz necessário trabalhar em um ambiente limpo e com seus skids, grades, suportes e gancheiras garantindo o contato elétrico quando necessário e bem como o posicionamento correto na hora da aplicação e para que isto ocorra não devemos permitir que o excesso de tinta altere as características que o processo exige e ou seja o causador de sujidades nas peças após a pintura. 

E para realizar a limpeza temos os seguintes processos disponíveis no mercado:

- Remoção em meio ácido

- Remoção em meio Alcalino

- Remoção em meio alcalino associado ao uso de solventes halogênados

- Jateamento com granalha de aço inox ou areia

- Queima

- Forno de Pirólise

Porém alguns destes processos provocam alterações no material utilizado na fabricação dos skids, grades, suportes, gancheiras e peças e podendo causar mudanças na geometria, fragilidade em regiões de solda, perda de pressão em aços mola e bem como uma perda de massa em alguns casos.

E diante de uma pesquisa e observação destes processos constatei que a remoção alcalina associada a solventes Halogênados é muito eficiente e não altera o componente que terá a tinta removida. O segredo é a formulação à base de álcalis, aminas, solventes halogênados não inflamáveis, molhadores, anti-corrosivos, e aditivos para precipitação de tinta e PVC.

Recuperação de skids, grades, suportes e gancheiras

Recuperação de peças pintadas metálicas, plásticas etc...

Limpeza Técnica

A conservação de equipamentos, manutenção e limpeza técnica eficiente podem tornar o dia a dia no chão de fábrica muito mais simples e proporcionando um aproveitamento dos equipamentos instalados, reduzindo paradas de linha e diminuição da reprovação de peças e produtos por sujidades e demais problemas resultantes da falta de limpeza e conservação dos equipamentos.

LIMPEZA TÉCNICA EM CABINES DE PINTURA

LIMPEZA TÉCNICA NO PRÉ-TRATAMENTO

LIMPEZA E PINTURA EM EQUIPAMENTOS

Limpeza de Pistolas de pintura

A pistola de pintura é um instrumento de precisão com uma quantidade elevada de componentes com suas funções bem distintas e para garantir o perfeito funcionamento deste instrumento de precisão devemos garantir que o  dimensional de seus componentes e suas vedações sejam preservadas pelo maior tempo possível e a utilização de uma lavadora de pistolas pode garantir a limpeza da parte interna e externa do equipamento reduzindo a necessidade de desmontar o equipamento e eliminando a terrível prática de colocar a pistola imersa em solvente.

Lavadoras de Pistolas 100% automática

Disponíveis em dois tipos de materiais:

  • LP-2 em Aço Carbono
  • LPI-2 em INOX
     

Com grande eficiência para limpeza de pistolas SIMULTANEAMENTE, circulando solvente internamente e recebendo solvente pulverizado externamente sem ocupar muito espaço.

O sistema pode ser projetado para atender a necessidade do cliente seja em tipos de equipamentos (pistolas de sucção, gravidade e ou de pressão aerográfica e ou eletrostática) e ou em quantidade de equipamentos para limpeza simultânea alcançando uma limpeza eficaz utilizando um volume pequeno de ar comprimido e solvente. Sendo possível trabalhar com sistemas a base de solvente e ou solúveis em água.

Lavadora em aço carbono

Lavadora em aço carbono

Especificações técnicas das Lavadoras de Pistolas:

  • Lavadoras 100% automáticas;
  • Não danifica as partes internas;
  • Não agride o meio ambiente;
  • Para limpeza de 2 pistolas ou mais pistolas e canecas simultaneamente;
  • Não ocupa muito espaço;
  • Disponibilidade em aço Carbono e Inox;
  • Desligamento automático ante a abertura da tampa;
  • Peso: 34kg (aço carbono) e 37kg (inox);
  • Redução no consumo de solvente;
  • Bombeamento através de bomba de duplo Diafragma;
  • Incremento na vida útil das pistolas e componentes;
  • Acabamento compacto;
  • Baixo consumo de ar;
  • Baixo custo de manutenção. 

Espero que possa ter levado um pouco de conhecimento e criado uma oportunidade para redução de custos em sua empresa e se houver interesse em maiores detalhes e ou se quiser obter maiores detalhes sobre um dos assuntos abordados posso indicar os contatos das empresas utilizadas em minha pesquisa para apresentar este trabalho em sua empresa. 

Marcelo Candido da Silveira - Bacharel em Química

25 anos desenvolvendo trabalhos na área de pintura