OPINIÃO

Observando, e até participando das manifestações que estão ocorrendo em todo o País, e ouvindo comentários a respeito resolvi escreve um pouco do que penso.

Estas manifestações “sujas” a que muitas pessoas se referem não foram lançadas por nenhum partido político porque nenhum dos que existem tem coragem  nem liderança para tanto. Tenha em mente que elas partiram da mais absoluta intolerância pela falta de sensibilidade dos nossos governantes, sem nenhuma distinção política.  Na verdade elas foram motivadas pelo aumento das passagens de ônibus que se revestiu da gota d’água que fizeram transbordar toda sorte insatisfação que nossas autoridades nos colocam goela abaixo e que nós aceitamos bovinamente.

Veja você que elas têm componentes importantes que podem auxiliar uma avaliação mais séria, e que vou tentar esclarecer:

1 – Elas começaram em São Paulo com jovens estudantes e comerciários que dependem de transporte urbano; depois, como um rastilho de pólvora se espalhou por um sem-número de cidades.

2 – Á estes manifestantes se juntaram adultos e outros movidos por outras razões, mas que têm as mesmas origens, ou seja, ainda dirigidas ao descaso com que são tratadas as coisas públicas que, só para começar, te dou um exemplo importante: não existe no mundo todo um só país que tenha 39 ministérios.

3 – Depois vieram às pessoas mais velhas que se juntaram aos jovens, depois os filhos e até as crianças carregando cartazes que puseram nus toda a incompetência da nossa PRESIDENTA, que já foi ESTUDANTA de economia e até guerrilheira. Como ESTUDANTA de economia parece que não apreendeu nada.

4 – Junto com os manifestantes, se juntaram também mais tipos tais como: vândalos, baderneiros, bandidos, desavisados e até assaltantes que se aproveitaram da confusão.

5 – Aliás,  com relação a bandidos e assaltantes faço uma referência: o aumento absurdo da criminalidade é fruto de uma política social equivocada que distribui “cartões-de-bolsa-não-sei-o-que” para tentar comprar os votos para as próximas eleições e acaba por criar gente que não precisa sustentar suas famílias, são desocupados que tem tempo para iniquidades de toda ordem.

6 – Ainda na tentativa de “comprar” votos ela criou até agora, apenas 39 ministérios, claro que não vai conseguir governar, vai apenas fazer reuniões que serão verdadeiros seminários e não reuniões. Esteja certo que vai ter ministro que não vai conseguir se encontrar com a “Chefa” a não a cada dois anos. Sabe quanto custa cada um destes ministérios: R$ 480.000.000,00 por ano. Gostou do número de zeros?

Estejam certos que estamos todos sendo vandalizados, por uma política fiscal ruinosa, política tributária escorchante, por uma política social equivocada, pela falta de atendimento à saúde, pela falta de escolas que paga salário de fome aos professores, lembrando de que todas as outras profissões passam pelas mãos destes, pela falta de segurança que não segura bandido na cadeia e até da “bolsa-reclusão” para famílias de presidiários maior que o próprio salário mínimo, obras superfaturadas, perdão de dívidas a países africanos. Quer mais? Têm muito mais, tem “mensaleiro” que quer derrubar o Ministério Público com a PEC-37 para ver se consegue fugir da prisão, tem ministro recém-nomeado daqueles 39 que já foi apeado do poder porque estava roubando.

 Tenham em suas cabeças que existem muitas outras razões que norteiam estas manifestações que muito de nós acreditam sejam sujas, mas eu,  não comungo com esta opinião se não por outra, pela simples razão que um governante com 39 ministérios não vai conseguir governar, vai apenas fazer reuniões que serão verdadeiros seminários e não reuniões. Esteja certo que vai ter ministro que não vai conseguir se encontrar com a “Chefa” a não a cada dois anos.  

Concluindo: eu não acho nenhuma sujeira nas manifestações legítimas, mas no resto Toto eu acho sim.

Desabafo de uma professora, brasileira que ama o seu País e ganha um salário de fome.