Recentemente estava buscando na web um serviço para anunciar imóveis. Comecei a analisar os sites que encontrei, e deparei-me com algumas situações recorrentes:

- Popularidade do site: Ao pensar em classificados de imóveis, me vêm à mente uns quatro sites famosos. Percebo que esses sites investem enormes quantias em publicidade na web, e geralmente possuem apenas anúncios pagos. São do tipo, ganhe um dinheirão, gaste um dinheirão.

Percebi também que há centenas de sites, a maioria oferecendo serviços gratuitos, mas que não são famosos, e por isso não possuem uma quantidade muito grande de conteúdo.

- Sites Pagos

Como havia constatado anteriormente, os sites que investem bastante em publicidade, geralmente oferecem apenas anúncios pagos. No entanto, fazem mais sucesso do que os sites com anúncios gratuitos, talvez porque proporcionem um resultado mais rápido

- Serviços Gratuitos

Os sites que oferecem serviços gratuitos parecem estar ávidos por agregar mais conteúdo, no entanto não o conseguem porque a sua existência não chega ao conhecimento dos potenciais usuários.

- Conclusão

Até mesmo na web, aonde todos podem incluir conteúdo e oferecer produtos e serviços, o poder do capital cria monopólios da mesma forma que no mundo real, impedindo novos concorrentes de progredirem.

Na minha busca, além de anunciar no OLX, que melhorou bastante seu sistema de busca (que anteriormente era horrível), também anunciei no site Imóveis a Venda.net, que também possui um ótimo sistema de busca, e está em franca expansão.

Creio que esses são os melhores sites de classificados de imóveis grátis que pesquisei.