Vivemos em um país onde tem se falado cada vez mais de Esquerda, Direita, Conservador e Liberal. Eu observo que a maior parte da população confunde-se entre essas classificações e vota em políticos totalmente opostos á suas próprias idéias. De uma forma neutra eu buscarei explicar nesse artigo, um resumo de cada uma dessas ideologias políticas. Para ajudar os leitores a se situarem dentro do espectro político.

A Esquerda

  A ideologia do que é chamado de "esquerda" nasceu com as idéias de Karl Marx. Basicamente, ele pregava o igualitárismo entre as classes por meio de uma ditadura do proletariado, ou seja uma ditadura da classe trabalhadora. Essa ideologia passou a ser chamada de comunismo. O comunismo adotou o sociaismo como ideologia econômica.

  Passou a ser chamada esquerda duranta revoluão francesa. Porque as pessoas com idéias revolucionárias, os jacobinos, sentavam-se á esquerda da Assembléia Nacional Constituinte.

  Atualmente, países socialistas são governos com estado forte e poderoso. O estágio final do comunismo, de total distribução igualitária, ainda não foi alcançado por nenhum país.

  Um governo de esquerda, socialista, realiza a distribuição de renda entre a população, luta pela redistribuição de terras, a famosa reforma agrária. Também é um governo considerado máximo, ou seja, controla o país em todos os aspectos, inclusive socialmente e economicamente. Você, leitor, pode conferir abaixo as principais reivindicações da esquerda, e verificar se seus ideais pessoais batem.

  - Direitos de Classe. A esquerda é intervencionista na sociedade. Contra a igualdade formal, considera que os direitos devem ser distribuídos desigualmente para cada classe de pessoas, privilegiando uma classe sobre a outra, desde haja alguma justificativa. Movimentos sociais como feminismo, movimento negro e LGBT, são movimentos orientados à esquerda. Esse ideal de esquerda também é chamado de "açao afirmativa", "igualdade material"  e "discriminação positiva". Se você acha que direitos devem ser distribuidos desigualmente para a população após classificar o sexo, a raça e orientação sexual de cada pessoa, você esta alinhado com a esquerda nesse aspecto.

  - Contra a Propriedade. Um governo de esquerda é contra o direito à propriedade de qualquer bem porque acredita que tudo deve ser igualmente distribuido. Um governo de esquerda tendará a eliminar, gradualmente, o direito à propriedade.

  - Financiamento Social. Intervencionista na sociedade, um governo de esquerda também financia, com o dinheiro público, shows de artistas, peças de teatro, blogs, empreendimentos em outros países, Parada Gay, Marcha das Vadias e ongs de movimentos sociais. São bilhões anuais destinados a esses financiamentos. Se você concorda com leis como Rouanet, ou o  financiamento de ongs, blogs e manifestações, você está alinhado com o pensamento de esquerda.

  - Distribução de Renda. Um governo de esquerda também irá usar o dinheiro público para ajudar mensalmente famílias de baixa renda. No Brasil, o exemplo mais famoso é o Bolsa-família. Se você concorda com essas campanhas está alinhados com o espectro político de esquerda.

  - Estatização. Um governo de esquerda irá estatizar as principais empresas do país para ter mais controle intervencioncista da economia.

  - Intervencionismo Econômico. A esquerda irá controlar o consumo de diversos setores do mercado por meio de taxação. Ele taxa um setor para estimular o outro, por exemplo, taxa a gasolina para estimular as ferrovia, taxa produtos iportados para estimular o consumo de produtos nacionais, etc. Tambem buscará  controle da economia de outras formas; por exemplo,abaixando ou diminuindo o valor da moeda do país segundo o interesse do momento.

  - A Descriminaização do Aborto. A esquerda considera a decisão de manter a vida do feto, durante a gestação, como sendo um direito exclusivo da classe feminina. Isto significa que, se ela quiser abortar a gravidez, mesmo por motivos banais, ninguém teria o direito de questionar. Se você conconrda co esse conceito, está alinhado co a esquerda.

  - Direitos LGTB. A esquerda defende que casais gays tenham direitos iguais. Obrigará as religiões a casarem gays em suas igrejas e é favorável a casais gays adotarem crianças.

  - Homofobia. Qualquer rejeição, pensamento e ação que ofenda ou impeça aos gays comportamento homossexual,será criminalizado. Por exemplo, seria crime pedir para gays pararem de se beijar em restaurantes.

  - Dìvida histórica e Relativismo Moral. A esquerda também prega que determinadas ofensas só devem ser crimes quando provinda de certa clase para outra, seguindo o ideal de discriinação positiva. Por exemplo a esquerda rejeita a idéia do que chama de "racismo inverso"; alegando que não é racismo um negro odiar um branco, porque o branco é seu opressor histórico. A esqueda acredita que certas classes estão em dívida contra outras classes, por tê-las oprimido no passado, e que seu subdesenvolvimento se deve a essa opressão histórica. Por exemplo, homens devem ter menos direitos porque estão em dívida histórica com a mulher; brancos devem ter menos direitos porque estão em dívida histórica com s negros e assim por diante. A inocência individual é irrelevante para a esquerda, prevendo punições e priviégios para cada classe específica. Se você é favorável ao conceito da dívida histórica você é de esquerda.

  - Combate a violência contra a mulher. A esquerda acredita que somente a mulher tem o direito a amparo e proteção legal quando vítima de violência. Acredita-se que esse privilégio femininno é justificável pela "empírica hipossuficência da mulher.", o que signica dizer que a inferioridade física da mulher a classifica como vítima e a força física masculina o classifica como agressor. No Brasil, um exemplo famoso é a Lei Maria da Penha, proteção restrita ás vítimas mulheres. Se concorda com esse conceito, você está alinhado á esquerda.

  - Leis trabalhistas. Sendo baseados na ditadura do proletariado, a esquerda defende direitos para o trabalhador. Seguro desemprego, FGTS, abono salarial, décimo terceiro, etc, são direitos trabalhistas defendidos pela esquerda. Crendo, porém, que muitos desses direitos devem ser distribuidos de forma a privilegiar determinadas classes, por discriminação positiva. A distribuição de direitos trabalhistas não é igual para todos e não leva em conta o mérito individual. Deficientes e negros tem direito a cotas em concursos públicos, vestibulares e em candidaturas políticas ou cargos administrativos; mulheres também tem cotas em muitos países de esquerda. A aposentadoria é deferencial para as mulheres, consideradas inferiores fisicamente; também é diferente para cada setor do mercado de trabalho, por exemplo, no Brasil, os professores se aposentam com apenas 20 a 25 anos de serviço. Se você é favorável a numerosos direitos trabalhistas, cotas raciais e cotas femininas, você é de esquerda.

  - Descriminalização das Drogas. A esquerda considera o usuário de dorgas um doente que precisa ser tratad e defende a descriminalizaçõa dos uso e do tráfico de drogas.

  - Maioridade Penal. A esquerda defende que menores de idade não devem ser estar debaixo do código penal, alegando que não possuem conciência de seus atos.

  - Desarmamento. Um governo de esquerda irá proibir o porte de armas de fogo.

  Essas são as princiapis idéias defendidas pela esquerda.

A Direita

  É a democracia em seu estado mais puro. é uma ideologia primordial, não sendo necessariamente idealizada por uma única pessoa. É favorável aos direitos individuais, considerando mérito individual e não a classe social. Adota o capitalismo como ideologia econômica.

  -Direitos individuais. A direita compreende que todos deve ter direitos iguais, não importa sua classe social. Apesar de ser contra a maioria das reivindicões dos movimentos sociais, a direita acredita que homens, mulheres, negros, brancos, gays e héteros deve ter os mesmo direitos, nem mais e nem menos. Desconsidera idéas como a dívida histórica, para valorizar os méritos individuais de cada um. É adepto da igualdade formal entre as pessoas; por considerar que as difernças entre as pessoas são no âmbito individual e compensação para as desigualdades deve ser decidida caso a caso, e não de forma generalisada. Se você acha que os direitos devem ser individuais e grupais, você está alinhado à direita.

  -Estado Mínimo. A direita crê que o estado deve ser reduzido ao mínimo indispensável. Assim, pode-se diminuir drasticamente os impostos, para que os ganhos dos trabalhadores sejam administrados por eles próprios. Um estado mínimo não intervém na economia ou na sociedade, mas acredita na auto-regulação natural.

  -Livre Mercado. Adepta do capitalismo, a direita acredita que não deve haver taxações de certos setores do mercado para estimular outros. Acredita que o mecado deve regulado naturalmente pela Lei da Oferta e da Procura e da competição saudável entre as empresas. Ao final, uma vez que os consumidores de bens e serviços procuram qualidades pelo meno preço, as empresas que souberem prover essa demanda sobreviverão ante as outras, resultando em produtos de qualidades, bom atendimento e preços justos sem necessidade de interferência estatal. Se você é contra a interferência estatal na economia, você está alinhado com esse aspecto da direita.

  -Privatização. Em um governo de direita, de Estado Mínimo, todo o serviço que não for indispensável, incluindo educação e saúde, seriam fornecidas para a população pela inciaitiva privada. A lei do livre mercado e a redução de impostos garantiriam que as classes mais pobres tenham acesso a esses serviços, sem o país precisar de serviços públicos. Também não haveria empresas estatais.

 -Direitos Trabalhistas. A direita defende apenas direitos indispensáveis ao trabalhador; preferindo focar na geração de empregos, alegando que o excesso de direitos trabalhistas impedem as empresas de investiresm em mais funcionarios. A maior oferta de empregos daria ao trabalhador a possibilidade de escolher onde vai trabalhar e de se demitir de empregos abusivos; não havendo necessidade de proteção estatal ao trabalhdor. Direitos como aposentadoria, para a direita, deve privilegiar quem trabalha por mais tempo, e não necessariamente as mulheres.

 -Propriedade Privada. A propriedade é considerada um bem sagrado do cadadão pela direita, uma vez que preza pela meritocracia: quem estuda mais e trabalha mais, ganha mais e pode ter mais. Se você a propriedade algo iportante que deve ser mantido, isto está de acordo com a direita.

 -Meritocracia. A direita é contra todo o tipo de cota racial ou de gênero. Alega que cargos administrativos e políticos devem ser exercidos por pessoas que sejam as mais competentes disponíveis, tornando o impossível o sexo ou a cor da pele como critério. Se você acha que o mérito é um único fator genuíno para conquistar vagas em faculdades e empregos públicos, promoções a cargos administrativos etc.

 -Combate a violência. A direita considera a proteção contra violência um direito de todo o indivíduo. É contra leis restritas a certas classes alegando que são leis com pré-julgamento e julgamento seria função do judiciário; que julga cada caso específico. A direita considera o código penal suficiente para coibir a violência em todos os seus âmbitos, argumentando que fazer essas leis valerem é a verdadeira solução para coibir a violência.

  -Direitos LGTB. A direita não criminaliza opinião nem a recusa de aceitar gays em estabelecimentos e igrejas. Para a direita, os direitos dos gays serão protegidos pela lei de livre mercado; um estabelecimento que recusa freguesia por preconceito perderá espaço para estabelecimentos que são livres para todos. A direita também crê na liberdade do padre se recusar casar gays também deve ser garantida.

  -Aborto. A direita é contra o aborto por entender que o direito á vida de um indivíduo, mesmo ainda no útero, é mais importante que o incômodo de sua mãe em dar contiuadade a gestação.

  -Drogas. Drogas é considerado crime pela direita por ser uma maneira de retirar o direito do usuário à liberdade.

  -Maioridade Penal. A direita pura defende que o indivíduo deve ser responsabilizado pelos seus atos mesmo que seja criança.

  -Desamamento. A direita é contra o desarmamentos por crer que o direito a ter uma arma está relacionaod ao direito do cidadão de desender os seus bens e sua propriedade. A direta alega que o direito à posse de arma, por si só, já será um importante fator para diminuir a vio|ência, por causar insegurança no meliante. Se você é favorável ao porte de arma, isto está alinhado com a direita.

Os liberais

  Os liberais são pessoas que crêem na total liberdade dos indivíduos. São semelhantes à direita em muito aspectos ideológicos mas, normalmente pregam que é possível uma sociedade viver na total ausência de estado, uma anarquia.

  Muitos dos que se dizem liberais são favoráveis ao aborto e a descriminalização das drogas. Outros liberais pensam na liberdade do feto e na dependência química causada pelas drogas, se tornando contra essas duas idéias.

  Em geral são contrapostos aos conservadores e aos comunistas, por acharem que ambos prejudicam a liberdade das pessoas.Também são chamdos de Direita LIberal.

Os sociais-democratas.

  Em geral, os sociais-democratas são pessoas que rejeitam o socialismo da esquerda mas que defendem pautas de movimentos sociais como a disrciinhação positiva e a dívida histórica. No âmbito econômico são mais favoráveis ao liberalismo. Também chamados de Esquerda Liberal.

Os conservadores

  São pessoas que querem conservar os conceitos sociais antigos. Normalmente são pessoas religiosas que são contra casamento gay (embora não se oponham ao comprtamento gay privativo), são contra o aborto, divórsio, contra o evolucionismo, enfim, contra certas idéias revolucionárias. Estão mais alinhadas com as idéias da direita, por ser uma ideologia política primoridal. Também chamados de Direita Conservadora.

Esquerda conservadora

  A esquerda conservadora são pessoas que querem um estado fortre, máximo, apoiam o intervencionismo econômico, mas rejeitam as políticas sociais que contradizem os conceitos tradicionais. Serão a favor de saúde pública, escolas públicas, estatização, taxação, altos impostos... mas não serão favoráveis ao aborto, ao casamento gay, ao evoluionismo etc.

  Analise cada uma dessas ideologias políticas e busque em votar no político que compartilha das suas idéias !