ONDE ESTÁ O SEU TESOURO, AÍ ESTARÁ TAMBÉM O SEU CORAÇÃO (Lc 12, 32-48)

O verdadeiro discípulo de Jesus não vive de braços cruzados, no comodismo, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino”.

Jesus sempre ensinou que o verdadeiro “sábio” é aquele que dá atenção aos valores de Deus que geram vida e felicidade. Quem acredita realmente em Deus, como Abraão, considerado um modelos de fé, pois sempre estava atento aos apelos divino e empenhado em responder aos desafios da vida.

O Evangelista Lucas (12,32-48) afirma que o verdadeiro discípulo é aquele que acolhe os dons de Deus, responde aos seus apelos e se empenha em construir o seu “Reino”.

Jesus nos pergunta: Onde está o meu tesouro? Essa indagação deveria nos levar a uma meditação sobre os valores da nossa vida. Em que eu de fato ponho a minha confiança? Sobre o que estou baseando a minha vida? Qual é a minha experiência prática de partilha? Quais são os verdadeiros tesouros da minha vida?

O grande tesouro é ter a sabedoria do Reino de Deus, que faz história em cada um de nós. É questão de fé, podendo nos dar os fundamentos do que esperamos. Não é um tesouro passageiro, vazio, mas de eternidade. Quem tem a Deus como tesouro, nada lhe falta. Ele é o tesouro duradouro, que nos leva a construir uma sociedade totalmente nova. O Reino de Deus é o caminho da verdadeira felicidade.

         Esse Evangelho nos coloca exigências de vigilância e responsabilidade. Embora muitas vezes se interprete este trecho sobre a vinda do Senhor em termos do “fim do mundo”, ou ao momento da nossa morte, mas devemos ter a atitude de sempre estar alertas, para não perder quando Jesus passar em nossa vida. Jesus chega para nós todos os dias, nas pessoas, nos acontecimentos, na comunidade e Jesus exige uma atitude de busca permanente do Reino, através de uma vida de serviço fraterno.