ONDE ERRAMOS?



Biblicamente sabemos e entendemos que o erro por primeiro brotou aos olhos de Eva e , esta instigou Adão ao seu erro, produzindo uma cadeia de transferência de atitudes e valores.

Mas nos dias atuais em que o homem tem compreensão? Onde erra o indivíduo que pratica barbáries contra pessoas indefesas aos seus atos intempestivos?

O que leva o ser "humano" em conceber, traçar detalhes e executar tamanha atrocidade com filhos de famílias que ali foram colocadas para se educarem, adquirirem consciência como cidadãos e produzirem uma sociedade melhor, mais humana e fraterna? Por que isso ocorreu no Rio de Janeiro?

Um ser humano "travestido" de pessoa, com roupas, sapatos, intenções e dizendo-se agredido no seu passado. O que a comunidade tem nos dado como bons exemplos?

Parece-nos ser coisa tão distante quando somente observamos os outros sofrendo pelos fatos. Mas com tamanho impacto chega à nossa percepção que foi real, é real e lamentavelmente, pela brutalidade, não cicatrizará facilmente no viver desta Nação.

Queira Deus que isso não se repita, nunca mais, em qualquer cidade brasileira.

Segundo jornalistas, a 10ª maior tragédia da história humana, executada por um indivíduo sem escrúpulos com seus semelhantes. A maior do Brasil.

O que leva um ser em dizer-se portador do destino de outrem? Pensemos se isso atingisse nossa casa. Pensemos como seria nossa reação. Não há como ficar alheio ao acontecido. O mundo se manifestou. Chorou. Indignou-se e perguntou : Por que?

Perceptível uma geração se perdendo em frente a postos de gasolina em finais de semana. Jovens que não respeitam nada, nem se respeitam. Drogando-se, embebedando e prostituindo-se. Sãos valores de uma sociedade individualista, que não se preocupa com o que vem ocorrendo com seus filhos. Está tudo bem. Toma aqui uns reais, toma aqui a chave do carro, pegue ali aquela motocicleta e vá se "divertir". O resultado?

Todos sabem. Quem ainda não se deu conta é só ir aos cemitérios e casas de recuperação e constatar. É questão de causa efeito.

O que me compete como pai?

É saber que mesmo que meu filho ache ruim, dizer para ele até onde ele deve chegar, mesmo que me chame de quadrado, de arcaico ou de museu, é dizer-lhe que os mais velhos desejam aos mais jovens: longevidade. É dizer-lhe: sou sobrevivente, pois consegui constituir família e o desejo que esta perpetue. Foi o sonho de nossos avós. E dos nossos antepassados. Ache ele bom ou não, meu desejo é que os meus netos absorvam estes ensinamentos, que estarão sob seus ombros em retransmiti-los.

Mas, quais os valores que famílias desta geração fazem força em passar aos das gerações futuras? E aqui envolve escola, convívio, igreja, todas as instituições que defendem e que apregoam mudanças de hábitos e que se empenham em deixar um mundo menos pulverizado por atrocidades humanas. Esperando que tudo se realize nas futuras, por promessas recebidas da parte de Deus que a todos observa.

Procurar evitar a todo custo que se envolvam com tudo aquilo que deforma o que de mais interessante o ser humano normal tem dentro de si: A PRÓPRIA VIDA.

Procurar distinguir o certo do errado. Procurar rever seus conceitos sociais, humanos, patrióticos, financeiros, culturais, enfim; constatar onde tem errado com mais freqüência, para que pelos seus atos consiga influenciar no coletivo.

Mas e individualmente o que me compete? Me compete saber meu deveres, reconhecer os direitos alheios e instigar neles o respeito mútuo. Assim como eles também se empenharão em instigar para que eu perceba meus próprios enganos.

Desta forma, teremos uma visão diferente, mais igualitária. Pois é sabido que uma sociedade que não se REFORMA se TRANSFORMA.

Buscar um coração sábio era o que Salomão, o sábio, o rei, filho do maior rei da história de Israel desejou. Esforçemo-nos todos em alcançar coração sábio.



Valdir Carvalho ? 08.04.2011 ? Cascavel- PR