Onde começa  o respeito

É preciso uma reflexão árdua sobre respeito, o que mais se vê hoje é justamente a falta de respeito, várias pessoas sabem de seus direitos, mas pouco se sabe de seus deveres, a grande maioria não sabe que dentro de nossos direitos também temos deveres.

No dia da avaliação alguns alunos não ficavam quietos, e alguns reclamaram que não conseguiam se concentrar nos cálculos, então solicitei para eles parassem, e a resposta foi imediata, tenho o direito de falar e não sou obrigado a ficar quieto.

Respirei um pouco e respondi que nosso direito termina quando começa do outro, e que os alunos que estavam solicitando silêncio tinham razão sim, pois o comportamento em uma avaliação é de silêncio.

“Desconfio do respeito de um homem com seu amigo ou sua bandeira quando não o vejo respeitar seu inimigo ou a bandeira deste.” (José Ortega Y Gasset).

Devemos ter respeito por todos, aceitar as diferenças, a cima de tudo aceitar que pensamos de maneira diferente, mas que todos têm direitos e deveres, respeitar essas diferenças é essencial para a convivência em sociedade.

Claro que é difícil aceitar as diferenças, as ideias diferentes das nossas, mas é imprescindível olhar com o olhar do outro, se colocar no lugar do outro, pois as evidencias mostram que tolerar é ter respeito.

Se por um momento olhasse de lado talvez pudesse evidenciar o outro, pelo enxergar os outros, poderia ser o primeiro passo para equilibrar tantas diferenças que nunca deixaram de existir, pois somos diferentes, mas isso é normal e temos o dever imediato de respeitar.

Por Valéria Aparecida Vendramini Pantojo