Onça-pintada ainda é caçada por duas principais razões

A onça-pintada é o maior felino das Américas. No Brasil, é estimado que a população desses animais esteja em torno de 5500 indivíduos distribuídos principalmente na Amazônia. Desse total de indivíduos, apenas cerca de 250 indivíduos ainda devem existir na Mata Atlântica, o bioma mais degradado do país.

onca

Figura 1. Onça-pintada é está em risco de extinção na Mata Atlântica.

A caça desse animal silvestre é proibida por lei e esse animal está em risco de extinção nos domínios da Mata Atlântica. Contudo, a caça ainda acontece devido à pele desse animal possuir alto valor no mercado. Outro motivo para caçar as onças ocorre devido ao abatimento de bois. Pelo fato desses grandes gatos eventualmente abaterem bois em fazendas de criação de gado, muitas vezes os felinos são caçados como resposta a um abate de alguma cabeça de gado.

Esforços para conservar as populações ainda existentes desses grandes felinos existem, mas precisam de colaboração por parte das populações que cercam os locais de ocorrência deles. O incentivo a não caçar o animal colabora significativamente para diminuir a pressão sobre esses felinos que já foram bem mais abundantes na Mata Atlântica.

Preparado a partir de:

FIORAVANTI, C.; ZORZETTO, R. De olho no gato. Revista FAPESP, n.215, Janeiro, 2014.