O basquetebol foi criado em 1891 nos Estados Unidos pelo professor de educação física James Naismith. Desde a sua criação muita coisa mudou, pois a partir do século XX, o desporto passou a ser praticado em todo o mundo.

As melhores seleções do mundo

Assim como noutros desportos, o basquetebol também conta com um ranking que apresenta as melhores seleções do mundo. As que estão colocadas nas primeiras posições são as que são candidatas à vitória nos próximos Jogos Olímpicos. São elas:

1. Estados Unidos da América

A seleção de basquetebol dos Estados Unidos ocupa a primeira posição do ranking mundial. A sua equipa é composta pelas maiores estrelas mundiais da modalidade, muito por causa da tradição do desporto entre os americanos. A Federação Mundial de Basquetebol filiou-se em 1934. É considerada a seleção mais vitoriosa de todos os tempos nas Olimpíadas, uma vez que conquistaram 13 medalhas de ouro.

2. Espanha

A seleção da Espanha ocupa a segunda posição no ranking mundial e a sua filiação à Federação Mundial de Basquetebol, FIBA, foi concretizada em 1934. Os seus melhores resultados em olimpíadas foram nos anos de 1984 e 2008, nas duas ocasiões conquistou a medalha de prata. É uma das preferidas para o próximo mundial devido os seus resultados no último ano.

3. Rússia

A seleção da Rússia ocupa a terceira posição no ranking mundial e é considerada uma das grandes promessas para a próxima olimpíada. Teve a sua filiação aprovada no órgão mundial em 1947, e conta com uma sede na cidade de Moscovo. As vitórias mais significativas aconteceram nos anos de 1972 e 1988 ainda como URSS.

4. Argentina

A seleção de basquetebol da Argentina é considerada a quarta melhor seleção do mundo. Passou a ser filiada na FIBA em 1932. Os seus melhores resultados nas olimpíadas foi  a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004 e a medalha de bronze em 2008, mas a atual seleção é considerada uma das grandes apostas do desporto para a medalha de ouro.

5. Austrália

A equipe de basquetebol da Austrália ocupa a quinta posição do ranking mundial feita pela Federação Mundial de Basquetebol. A sua filiação na instituição aconteceu em 1947. Apesar de ainda não ter ganhado muito expressão nas olimpíadas, a seleção já conquistou diversos outros campeonatos mundiais.

6. Lituânia

Apesar de pouco conhecida no cenário mundial, a seleção de basquetebol da Lituânia ocupa a sexta posição do ranking mundial devido o seu bom desempenho nos campeonatos nos últimos meses. Ainda sem vitórias em jogos olímpicos, a jovem seleção é uma das promessas para a próxima disputa em Londres. Filiou-se à FIBA em 1992.

7. Brasil

O Brasil é uma das seleções mais promissoras devido os resultados que vem apresentando nos últimos tempos. A cada olimpíada os jogadores brasileiros apresentam um melhor desempenho. A seleção brasileira de basquetebol filiou-se na FIBA em 1935 e atualmente ocupa a sétima posição. Ainda não possui medalha de ouro nas olimpíadas, pois os melhores resultados foram nos anos de 1948, 1960 e 1964 com a medalha de bronze.

8. Canadá

A seleção de basquetebol do Canadá filiou-se na FIBA em 1936 e ocupa a 13º posição no ranking mundial. O seu melhor resultado em olimpíadas foi no ano de 1936 quando conquistou a medalha de prata no mundial. É uma das grandes promessas devido seus jogadores jovens e talentosos.