As olheiras se caracterizam por manchas escuras abaixo dos olhos, e, apesar de muitas pessoas as terem por falta do tempo certo de sono à noite, há outras causas para elas. Enquanto algumas pessoas nem se incomodam por sua presença, existem outras que não conseguem se adaptar com elas e sua auto estima baixa quando as veem refletidas no espelho.
Ao contrário do que muitos pensam, as olheiras não visitam apenas os rostos de quem não dorme como deve, também há outras causas. Surgem em pessoas com problemas respiratórios e respiram pela boca, em pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol, em pessoas que tem problemas na família, pois, acreditem ou não, as olheiras podem ser hereditárias. Alergias, remédios, falta de nutrientes, gravidez e menstruação, idade avançada e fadiga também podem colaborar para seu surgimento.
Para acabar com elas, existem várias maneiras, dês das mais fáceis até as mais complicadas, que exigem acompanhamento médico e etc. Abaixo, algumas soluções caseiras que podem solucionar o problema:
1. Compressas geladas com chá de camomila. (A temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região.)
2. Corretivo mais claro que a pele aplicado sobre as olheiras ajuda a disfarçar.

Outras soluções, que exigem tratamento médico e etc.
1. Os cremes para olheiras à base de vitamina E, vitamina K e com componentes que diminuem a pigmentação, melhoram a hidratação da pele e suavizam a coloração.
2. O tratamento para olheiras com laser suaviza a pigmentação e ainda estimula a produção de colágeno.
3. Outra técnica indicada é a carboxiterapia, que aumenta o fluxo de oxigênio e melhora a circulação local.
Olheiras não precisam ser um motivo para baixar a auto estima se você souber como tratá-las e/ou controlá-las. Cuidar da pele, protegendo-a do Sol e passando cremes hidradantes especiais para isso são fatores que ajudam a evitar não apenas olheiras, mas rugas, despigmentação e inclusive a acne.