Nunca é tarde para sonhar! Acredito que a maioria dos amigos leitores algum dia ouviram esta expressão, que, de tão intima, acreditamos ser titulo de algum filme, livro ou música. Na tarde do sábado (4 de fevereiro) num lugar cujo o nome: União (Clube da cidade de Sumaré) foi perfeito para expressar o clima que envolvia o evento (uma reunião voluntária de trabalho), eu, e acredito que muita gente, pude voltar no tempo, sonhar e ver na parede da memória a importância da maioria do nosso povo nas conquistas democráticas que dão seus frutos há três décadas.

Se o encontro começou com um vídeo em que importantes lideranças nacionais (como o ex-presidente Lula) estão em marchas nas ruas, em palanques, em ônibus cruzando o país, nas comunidades olhando nos olhos, apertando mãos, abraçando sua gente, enfim, como o próprio Lula disse: “assumindo compromisso moral e ético” com as pessoas, é impossível não ficar arrepiado, pois ali estava também  minha história, então com 18 anos, e de tantos outros companheiros, mais novos ou mais velhos que eu, que tiveram coragem de entender o poeta Vandré e “fazer a hora, não esperar acontecer”

Enfrentamos injustiças, preconceitos, repressão, mas jamais fugimos da luta e por isso foi muito gratificante estar num encontro com mais de 500 pessoas, muitas das quais antigas conhecidas, de pelo menos 15 anos atrás (é pleonasmo, mas virou licença poética com o uso do Raul Seixas, Milton Nascimento e outros cantores). Mas o que mais me empolgou foi renovação, participação de muitos jovens, que certamente entendem a importância de lutas passadas e por isso sabem que devem continuar lutando para conquistar muito mais, não para realização pessoal, mas para a comunidade. Não está aí a importante lição do Mestre? “Amar o próximo, como a ti mesmo!”

No encontro de sábado, quanto ouvimos um emocionado prefeito Bacchim (de Sumaré) falar um pouco de sua importante trajetória no PT da região, de suas realizações como homem público por certo nos vimos representados. Há quem fale, sem conhecimento de causa, que não dá a mínima aos políticos. Desde que o mundo é mundo existem governantes e governados, com diferenças que alguns eram impostos, outros escolhidos. É nosso dever e responsabilidade conhecer e escolher, nunca se omitir.

Ver nos olhos do companheiro Tito o brilho emocionante de mais de 30 anos de trajetória em comunidades. Saber que ele segue as belas lições de Lula, de não conhecer o país, a cidade por mapas e livros e de olhar nos olhos de seu povo empolgou os presentes. Há um poema que diz que só a intenção da semente vale, se pensamos na sombra das folhas, na beleza das flores e no sabor dos frutos. A emocionante tarde do sábado mostrou que Sumaré tem a semente da juventude, a beleza do querer fazer mais e os frutos do muito já feito.