1. INTRODUÇÃO

O projeto oficina do esporte, oportunizará aos educandos e comunidade em geral a prática de um treinamento esportivo voltado para a modalidade futsal. Com o compromisso de que os alunos venham participar na busca de melhorar o condicionamento físico principalmente voltado para as questões relacionadas ao treinamento especifico, a saúde, qualidade de vida, comportamento em sala e com o comprometimento voltados para os estudos.

O projeto também beneficiará a contextualização dos educandos ao convívio social de forma significativa para que possam através de atitudes reflexivas e responsáveis se tornarem cidadãos ativos no meio em que estão inseridos.

 JUSTIFICATIVA 

Sendo o esporte uma ferramenta de auxílio no processo do desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, propõe se desenvolver a iniciação desportiva na modalidade de Futsal, que possibilitará a formação dos educandos, na busca de ensina-los os valores éticos e morais, o incentivo a participação em eventos esportivos sejam eles ofertados dentro da escola como Inter classe, ou de nível municipal, estadual e nacional ofertado pelos órgãos vigentes.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Orientar e passar o máximo de conhecimento possível sobre a prática do Futsal, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) dos educandos, utilizando este esporte como fator de socialização e educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver mediante as possibilidades habilidades motoras, habilidades técnicas e habilidades táticas ligadas ao esporte Futsal, tentando fazer com que os educandos assimilem noções sobre percepção, tomadas de decisão e execução correta de movimentos;
  • Preencher o tempo ocioso dos educandos, com atividades lúdicas e competitivas (de acordo com a faixa etária) ligadas ao Futsal e que desenvolvam positivamente aspectos ligados à coletividade e o sentido do vencer e perder;
  • Promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e psicomotor do indivíduo favorecendo o aprendizado do saber repartir, do organizar, do liderar, do persistir e do ser responsável;
  • Oportunizar através da inclusão social, os estudantes carentes da nossa região, a prática de uma modalidade competitiva;
  • Participar de campeonatos e torneios entre escolas, na região e no Estado de Mato Grosso.
  1.    METODOLOGIA

 O projeto será desenvolvido no contra turno, todas as segundas feiras no período da manhã com duração de 2 horas e participarão do projeto os educandos com idade referente aos jogos propostos pela escola, município e estado como sub 16, sub 15, sub 14, sub 13 e sub 12. O treinamento será realizado na quadra e em sala de aula, organizado na perspectiva da utilização do esporte como termo educativo, visando o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, da afirmação de valores.

O planejamento das atividades se dará de acordo com o conhecimento e habilidades dos educandos, levando também em consideração os aspectos físicos, sociais e pedagógicos. Através dos jogos os alunos serão levados a trabalhar com estratégia, aprenderão a antecipar uma situação de jogo, a cooperar na defesa e no ataque, mantendo a harmonia da equipe.

Os educandos precisam continuamente de técnicas cada vez mais aprimoradas, e, por certo, o treino deverá acompanhar este nível de exigência.

O projeto será organizado em 3 momentos:

1° Momento – Propor nas atividades a serem desenvolvidas as habilidades motoras: força explosiva, agilidade, flexibilidade, alongamento, equilíbrio estático e dinâmico, resistência muscular localizada, velocidade de reação, velocidade de deslocamento, coordenação motora geral, percepção espaço temporal, ritmo e descontração diferencial parcial ou total.

2° Momento – Possibilitar o aprimoramento técnico, tático, físico e psicológico dos educandos.

3° Momento – Participação em jogos dentro da escola e eventos esportivos.

 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se dos alunos participantes do projeto a melhoria e o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras através da prática esportiva, oportunizando espaço que possibilite a melhoria das condições de saúde direcionadas a um estilo de vida saudável, valorização das habilidades individuais e coletivas, a ampliação dos saberes e novos conhecimentos refletindo no rendimento dos estudos em sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRACHT, Valter. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre - RS Brasil: Magister, 1992.

MACHADO, A.A. Psicologia do Esporte: temas emergentes I. São Paulo: Ápice, 1997.

SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: Edições EST, 1996.

COSTA, Claiton Frazzon. Futsal Aprenda a Ensinar. Florianópolis: Visual Books, 2007.

DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação física: Possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

Elza de Souza Ramos,

Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Jacqueline Cordeiro Gazola, 

Especialização: Educação Física Escolar.

Rubia Nara Ferreira Durães,

Graduação: Licenciatura plena em Língua Portuguesa e Espanhola.