Deise Oda Vasconcelos de Sal

Co-autores:

Evanildes Santos da Cruz

Marlete Neves da Cruz

Nelcineia Silva Miranda

Suzete Gomes Pereira

 

 

 

 

    OFICINA DE DANÇA PARA OS PROFESSORES/ACADÊMICOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 CUIABÁ

                                 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO:

 Através do desenvolvimento da oficina de dança na brinquedoteca, possibilitando a ampliação do próprio movimento, utilizando gestos, criatividade e ritmos na forma de expressão corporal dirigida ou espontânea. Aperfeiçoar seus conhecimentos em relação a criança. Propor a discussão sobre a presença do movimento e da dança em nosso cotidiano e a sua importância na educação infantil. Realizar reflexões sobre o ensino de dança na educação infantil, com o intuito de discutir e refletir o contato com as professoras/acadêmicas na oficina teórico/prática, considerando a visão que elas têm sobre as possibilidades e dificuldades de desenvolver as linguagens artísticas no âmbito educacional.

 

Palavras-chave:  Dança 1. Educação 2. Brincar 3. Criança 4. Professor 5.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO.......................................................4

 

DESENVOLVIMENTO...........................................5

 

REFERENCIAL TEÒRICO....................................6

APLICAÇÃO DE CONTEÚDO..............................8

CONSIDERAÇÃOES FINAIS...............................9

REFERENCIAS...................................................10

 

INTRODUÇÃO:

Primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre artigos e livros relacionados ao tema de estudo, para a seleção do material de interesse. Em seguida, fizemos um paralelo do tema DANÇA com a obra de Vigotsky. Posteriormente, será realizada uma oficina teórico/prática para professores/acadêmicos da educação infantil para o aperfeiçoamento dos conhecimentos em relação a criança, possibilitando a mesma descoberta ao domínio de seu corpo, descobrindo novos espaços, formas, superação de limitações e condições para enfrentar desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Propor discussão sobre a presença do movimento e da dança na educação infantil, com o intuito de discutir e refletir o contato com professores/acadêmicos na oficina, considerando a visão que elas têm sobre as possibilidades e dificuldades de desenvolver as linguagens artísticas .

Desenvolvimento

Em 1996, da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil institui o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, finalmente, em 1997, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que incluem, pela primeira vez na história do país, a dança em seu rol de disciplinas. O PCNorienta a utilização da expressão corporal e da comunicação por meio de atividades que envolvam a dança, a música e o teatro, declarando ainda que “As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar as crianças e os jovens a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação”(p.89).No âmbito da educação, a expressão corporal é insuficientemente desenvolvida nas escolas, não sendo uma das grandes preocupações pedagógicas. Aos profissionais da área, falta o entendimento de que ela pode ser uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem, pois orienta para a criação de novas formas de ensinar, além de tornar possível a simbolização do imaginário. É importante e necessário ressaltar, portanto, o compromisso do educador no entendimento e na utilização da dança em suas práticas pedagógicas.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo os PCN`s(p.278), “a dança pode ser compreendida como uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação, assim como o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. Logo, quando inserida no contexto escolar, ela auxilia de maneira decisiva no processo de ensino-aprendizagem, além de possibilitar  atividades lúdicas constitutivas”.A dança, através da brincadeira possibilita descobertas do próprio corpo, melhora da coordenação motora, aspecto importante para o desenvolvimento corporal .

De acordo com Vygostky, ( 2006, p.59 ) “ A infância pré-escolar é o período de vida em que o mundo da realidade humana que cerca a criança abre-se cada vez mais para ela”, com isso percebe-se a importância de explorar o mundo infantil, principalmente através da dança, para que ela experimente novas sensação, tenha domínio de seu corpo e contudo crie novas possibilidades .

Segundo Vygostky, ( 2006, p.113 ) “O que a criança pode fazer hoje com o auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã por si só. A área de desenvolvimento potencial permite-nos, pois, determinar os futuros passos da criança e a dinâmica de seu desenvolvimento e examinar não só o que o desenvolvimento já produziu, mas também o que produzirá no processo de maturação”. A dança, nessa faixa etária contribui muito para o desenvolvimento infantil, porém não deve dar prioridade a performace técnica, portanto é preciso adotar um planejamento educacional baseado no artístico, desenvolvendo a criatividade e a sensibilidade da criança gradativamente .

Leontiev afirma, ( 2006, p.130 ) “O traço da atividade lúdica surge com especial clareza quando alguma ação que a criança já domina perfeitamente é incluída em sua atividade lúdica”, por isso percebemos que é extremamente importante o planejamento das aulas utilizando a ludicidade como instrumento pedagógico .

Nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI ( Brasil, 1998 ) há uma preocupação em sensibilizar os professores para a importância do brincar tanto em situações formais quanto em informais. Neles, brincadeira é definida como linguagem infantil.

Vigotski (p.132),afirma que o brincar contribui para o desenvolvimento das necessidades vitais da criança, mesmo sem ter relação com seu objetivo .

Leontiev (p.135), acredita que o brincar desenvolve a consciência do sujeito. Nos mostra que a brincadeira é uma atividade em que o motivo de se realizá-la está no próprio processo. Percebe-se, então que a brincadeira contribui para o desenvolvimento da criança, tanto no setor cognitivo, quanto no psicológico.

Segundo ABBri (Associação Brasileira de Brinquedotecas),a brinquedoteca é um espaço para brincar, como um meio essencial para a construção da aprendizagem,  podendo ajudar no desenvolvimento da criança ,sendo um suporte pedagógico . A linguagem a ser trabalhada na brinquedoteca é através de atividades lúdicas envolvendo a dança, sendo um ambiente integrador como um todo.

No contexto da oficina que propomos, utilizaremos a dança, como agente socializador, que é uma linguagem artística, que estimula a criatividade da criança ampliando suas habilidades, também traz, em si, aspectos culturais próprios de um povo.

As oficinas podem ser voltadas para professores/acadêmicos que trabalham com todas as faixas etárias, escolhemos trabalhar com crianças de 5 anos.

Assim como a brincadeira,Vieira(p.44) ressalta que a dança é uma linguagem artística, que estimula a criatividade da criança ampliando suas habilidades, também traz, em si, aspectos culturais próprios de um povo. A cultura brasileira é um conjunto de várias etnias e povos, não existe uma definição própria para a cultura brasileira. Apesar de ser um país colonizados por portugueses, percebe-se a forte influência africana e indígena na cultura brasileira, principalmente na culinária,folclore, música e dança.

APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS

Por intermédio das atividades de Dança, planejamos que os professores/acadêmicos aperfeiçoe seus conhecimentos em relação a criança, possibilitando a mesma descoberta do domínio do seu corpo, descobrindo novos espaços, formas, superação de limitações e condições para enfrentar desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Realizaremos a oficina de dança no espaço da brinquedoteca.

No primeiro momento, faremos uma breve apresentação da obra de Vigotsky (Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem), traçando um paralelo com a importância da dança na Educação Infantil; depois exemplificaremos com uma dinâmica voltada a linguagem corporal; utilizaremos um vídeo com músicas infantis; por fim, apresentaremos a dança Boneco de Lata, relembrando na prática, momentos da nossa infância .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A dança simboliza não só movimentos coreografados, brincadeiras, ludicidade, descoberta do corpo,entre outros.,mas principalmente resgata tradições culturais vitais para a continuidade da espécie humana, pois percebemos que a maioriados povos e etnias utilizam a dança como forma de identidade. Com isso, percebemos a importância do trabalho pedagógico de qualidade para lidar com esse tema .

A socialização que dança traz, não só para as crianças, mas também para os adultos, possibilita um ambiente mais dinâmico e criativo misturado com o brincar, torna-se essencial para o desenvolvimento infantil .