Quem pratica esportes deve ter condições físicas adequadas para competir sem riscos de traumas ou diminuição do rendimento físico. Uma simples dor de dente, por mais sutil que seja, pode fazer a diferença em uma prova decisiva de natação, por exemplo. Isto porque a saúde da boca envolve mecanismos que abrangem várias funções do corpo, como respiração e circulação.

O COB—Comitê Olímpico Brasileiro—já havia notado a importância de um acompanhamento dentário em atletas na comissão de Medicina Esportiva desde os jogos de Atenas, quando especialistas no Brasil começaram a prestar serviços particulares a esportistas de clubes, academias e federações.

 

A Odontologia Desportiva é uma área em grande expansão, dada a importância não só no tratamento de doenças, como também na prevenção. Vários episódios marcados por fraco desempho de grandes atletas foram responsáveis pela criação da Associação Brasileira de Odontologia Desportiva, fundada por dentistas de todo país, com um enfoque multidisciplinar, incluindo palestras e cursos a profissionais que desejam se aprofundar no assunto.

 

Além de tratamentos curativos e preventivos em geral, os atletas precisam prevenir traumas nos dentes, decorrentes de sua prática esportiva. Podemos citar os protetores bucais, variáveis de acordo com o esporte praticado.Esportes radicais, lutas marciais e competições de quadra, são os esporte que mais deixam os dentes expostos a lesões, como por exemplo: fraturas.

 

Dados curiosos divulgados pela National Youth Sports Foundation, revelaram que cerca de 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas. Outra fonte de pesquisa, a ADA—American Dental Association—constatou que pelo menos 200 mil traumas são evitados devido aos protetores bucais. Não é em vão que dentistas e fabricantes do produto estão investindo pesado nesta forma de prevenção.

 

Enfim, faz-se necessário que entendamos a importância odontológica nos esportes e possamos nos prevenir adequadamente.