Existe quem diga que os óculos 3-D demonstraram sua primeira utilização em 1922, através de um filme chamado “The Power of Love”, certas pessoas dizem que ocorreu na década de 50 que eles se mostraram de conhecimento público, , entretanto há uma ideia em geral em relação a eles. Ocorreu a partir do filme de cinema “Avatar” que os óculos 3-D surgiram no mercado de cinema e televisão ficando como uma nova tecnologia, com enorme repercussão e aceitação pública.

Esses acessórios podem ser usados para assistir filmagens no cinema ou TV. Em tais filmes os efeitos especiais que se apresentam no momento em que se faz uso dos óculos 3-D concorrem para que o indivíduo pareça estar na mesma cena, com os detalhes que saem até você, as pessoas que tem-se a impressão de sair da tela de projeção ou outras ocasiões que parecem mágicos para o observador.

Isso tudo vem a acontecer em consequência da utilização desses acessórios. Na hora em que se assiste a uma programação no cinema, eles disponibilizam o acessório para que o espectador use-o no momento da amostragem do filme e em seu término eles são entregues de volta na saída. Depois disso passam por um processo de higienização e são selados para que sejam capazes de serem reutilizados numa próxima sessão de cinema.

Na ocasião em que utilizados na residência, para observar televisão, eles poderão ser ocupados o número de vezes que quiser e em todos os programas que se possa utilizar. Há muitas marcas, que estando ligadas nessa nova tecnologia tão bem vista pela pessoa fornecem, de forma conjunta à negociação do artigo os óculos como um agrado. No entanto, se por acaso o cliente deseje adquirir unicamente já há revendedoras que tem à disposição para venda única aos espectadores.

Em outros tempos, os óculos 3D para se usar em salas de cinema eram feitos em papel especial e com ambas as lentes em plástico. Nos dias de hoje, eles foram mudados por óculos 3-D com material acrílico e lentes de material inquebrável. Tudo isso para estender a imagem e os efeitos específicos que as programações proporcionam.

A tecnologia que proporciona que haja todos esses efeitos especiais ao se observar uma fita é a amostragem representações diferenciadas para seu olhar. No cinema aparecem duas imagens diferentes. Com os óculos 3-D a projeção atinge cada um de seus olhos e a outra, apenas um. Assim, a projeção final se apresenta com muitos efeitos especiais e instigantes para o que está observando, causando um modo de superexposição.

Há estúdios de filmagem que fazem uso de sistema polarizado, que permite a visualização das cores diferentes e cuja imagem fica exata quando vista com os óculos 3-D.