A Indústria da Construção Civil (ICC) é um dos setores que apresentam as piores condições de segurança do trabalho, apresentando assim os maiores índices desse tipo de ocorrência (AT – Acidente de Trabalho)12.  Com o crescimento do setor, veio também as exigências de maior produtividade e consequentemente os riscos de acidentes relacionados à construção civil aumentaram. Em níveis mundiais, os trabalhadores da construção civil têm até três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais probabilidades de sofrer ferimentos11, embora as normas de segurança estejam disponíveis para serem utilizadas e implantadas nos canteiros de obras.     

Vários são os fatores que determinam esses índices, entre esses destacam-se a rotatividade dos funcionários, instabilidade empregatícia, baixa qualificação da mão de obra, informalidade e reduzido investimento por parte das empresas em treinamento e conscientização para o   planejamento dos canteiros12.

          Associado á esses fatores podemos apontar a deficiência de ordem e limpeza nos canteiros, acúmulo de materiais pontiagudos, escombros e outros, além da falta de dispositivos de proteção ao acesso da obra como rampas e passarelas. O esquecimento de protetores auriculares e faciais, cintos de segurança e sapatos adequados é comum em canteiros. Quedas nas beiras de lajes, choques elétricos e quedas de materiais são riscos comuns para os funcionários da construção civil e infelizmente, de acordo com as estatísticas, estes serviços são os que mais causam afastamento de operários12.

Mas outros motivos também podem ocasionar acidentes de trabalho, dentre estes, os fatores individuais colaboram para o aumento dessa ocorrência como a desatenção, mal estar, discussões no ambiente de trabalho, ambiente de trabalho inseguro, má utilização de EPI, baixos salários, alimentos que possam prejudicar a saúde, alcoolismo e insegurança, dentre outros12. Estudos revelam que operários que iniciam o turno sem se alimentarem adequadamente têm mais riscos de apresentarem um quadro de hipoglicemia, provocando tonturas e até desmaios, podendo ser intensificado principalmente em dias quentes2.

Diante desse quadro, investir na prevenção de acidentes é responsabilidade da sociedade, empresas e indivíduos. São bilhões aos cofres públicos13. Cabe as empresas todos os custos relacionados às indenizações e rescisões contratuais, e para o indivíduo e famílias, custos que em alguns casos, são irreversíveis, como a perda de um familiar provedor de recursos financeiros ou a própria saúde, impossibilitando o individuo a um ganho salarial melhor.

           Como estagiaria de uma empresa de construção civil na cidade de Feira de Santana, em momentos de visita aos canteiros de obras, podemos observar que muitos desses acidentes de trabalho podem ser prevenidos, o que nos motivou bastante o aprofundamento nessa temática. Esse estudo além de contribuir para a ampliação do meu conhecimento técnico, também levantará subsídios para a realização de minha monografia de conclusão de curso.  

Para tanto apresentamos como objetivo, fazer um estudo sobre a ocorrência de acidentes do trabalho em canteiros de obra, suas principais causas e prevenção dos mesmos.