O acesso à informação está cada vez mais fácil. Tudo o que você quer aprender pode ser encontrado na internet, em sua livraria (física ou online), ou nas centenas de opções de cursos disponíveis no mercado. Aqueles que, como eu, gostam de ler bastante sobre gestão e empresas, certamente notaram que frequentemente a informação de fontes diversas são bastante diferentes, às vezes até contraditórias. O que um autor diz pode ser o que o outro condena.

Então, qual informação é a correta? A resposta não é simples pontos de vista diferentes provavelmente tem sua aplicação nas circunstâncias corretas. De fato, isto é o que torna o atual estado da informação tão rico: existe espaço para idéias diferentes, discussão e conflito positivo, que gera inovação.

E qual informação você deve usar? Bom, isto também não é simples. Você deve avaliar sua realidade e decidir o que se aplica e como executá-lo. Muitos erros serão cometidos, mas entenda que os erros são naturais, e parte do processo. A tentativa e erro são naturais, mas se seu processo de aprendizagem envolve identificar lições aprendidas das boas e más experiências, pode ter certeza de que está indo na direção correta.

Se tudo fosse tão fácil quanto seguir um guia de 10 dicas para, todos seríamos extremamente bem-sucedidos nos negócios. Ninguém é dono da verdade. Na prática, tudo o que você aprende em suas leituras e pesquisas devem servir mais como uma base para seu plano de ação do que como uma receita pronta.

Conforme comecei a ler mais sobre gestão e negócios, tudo parecia estar claro e algumas vezes até óbvio. No entanto, alguns meses mais tarde, ao revisar a informação, percebi de a maior parte do que havia lido não havia causado mudanças significativas nas minhas atividades, e pior ainda, não havia testado a informação divergente para ver qual se adaptava à minha realidade.

Comecei o uso de mapas mentais para organizar e processar meu aprendizado. Cada novo conceito era incluído em um mapa mental, com a seguinte informação: idéias divergentes (se existissem), oportunidades para aplicação, situações nas quais o conceito foi aplicado, e lições aprendidas. O mapa é lido regularmente para garantir que aplique os conceitos aprendidos constantemente em minhas atividades.

Você deve usar o mesmo método? Se você leu o resto de artigo com cuidado, sabe que a resposta é: depende. Esta é uma idéia, mas você deve desenvolver um processo de aprendizado que funcione bem com sua mentalidade e personalidade.

Lembre-se, você pode absorver toda a informação, mas ligue seus filtros, e adapte a informação a sua vida real.