Observação científica: controlada ou não controlada?

Existem dois tipos de observação científica: a controlada e a não controlada. Qual seria a diferença entre elas?

As obsevações feitas pelos cientístas podem ser feitas em condições naturais em que o cientista simplesmente observa o objeto de interesse sem qualquer tipo de intervenção. Esse tipo de observação é chamada de observação não controlada.  

A observação também pode ser feita de maneira controlada. Nessa última, o cientista controla as condições em que observa certo fenômeno de forma a ganhar maior compreensão a respeito do funcionamento do mesmo. A observação controlada é o que se chama, na prática, de experimentação.

Um exemplo de observação não controlada seria, por exemplo, um cientista observar de que tipo de alimento uma espécie de, digamos, macaco se alimenta em habitat natural. Por outro lado, se alguns indivíduos dessa mesma espécie de macaco fossem levadoa à cativeiro e, a partir dessas condições criadas pelo homem, seu comportamento fosse descrito, seria possível obter informações interessantes que, talvez, em observações não controladas, não seria possível. Por exemplo, em um cativeiro, pode-se determinar qual é a facilidade que os indivíduos da espécie de macaco tem de aceitarem alimentos novos não encontrados comumente na floresta de onde vieram.

Ambos os tipos de observação aqui apresentados possuem grande valor para a produção de conhecimento científico.

Preparado a partir de:

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2010.