1. 1.    Introdução 

     O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela concorrência e pela excelência, onde progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho.

No entanto, o objetivo primordial das escolas atualmente é tornar os discentes conhecedores dos seus direitos e deveres, tornando-os críticos na sociedade e ainda dar subsídios para prosseguirem nos estudos posteriores. Assim, é necessário e pertinente o ensino de uma Língua Estrangeira, aqui colocado em estudo o espanhol, pois permite ao discente aumentar sua criticidade como ser humano e cidadão.

Com isso, criou-se a lei 11.161 sancionada em 05 de agosto de 2005, que torna obrigatória a oferta do espanhol em todos os estabelecimentos de Ensino Médio do país e faculta essa oferta ao Ensino Fundamental de 6º a 9º. Entre as justificativas apresentadas pelo governo para a sanção dessa lei estava o argumento de que é necessário promover uma maior integração do Brasil com os países vizinhos, sobretudo aqueles que integram o Mercosul e uma forma de tornar os discentes conhecedores de culturas diferentes, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes esferas sociais.  Foi estabelecido um período de cinco anos para o cumprimento dessa lei, porém esse prazo já foi esgotado e a lei 11.161 ainda não foi executada e posta em prática nas escolas brasileiras. As autoridades usam a justificativa de que não há profissionais suficiente para atender todas as escolas e que ainda é insuficiente a quantidade de profissionais proficientes na área.

Nessa perspectiva, este trabalho se justifica na medida em que se propõe a analisar e compreender os motivos que proporcionaram o não cumprimento da lei 11.161, a importância da aprendizagem da língua espanhola e sua relevância para a sociedade moderna.

Para tanto, como caminhos metodológicos para o trabalho foram realizadas leituras de autores clássicos e contemporâneos, Pcn de Língua Estrangeira, e construção de fichamentos e resenhas.