Faculdade Nossa Cidade

Objeto de Pesquisa

Professor: Lawton Benatti

Aluno: Leandro Sena da Silva 

Objeto de Pesquisa na vida dos Administradores

            Até hoje ainda temos o pensamento que só as grandes empresas podem realizar pesquisa de mercado, mas não é verdade, as modalidades variadas e enfoque adequados para empresas de todos os portes.

            As empresas devem recorrer à pesquisa de mercado sempre que houver um problema, situações que não houver informações confiáveis para tomar qualquer tipo de decisão, em que seja em relação aos clientes, seja relação aos concorrentes e/ou relação aos produtos. Para que os administradores tomem decisões acertadas, requer informações mensuráveis, reais  e informações confiáveis.

            Se certas informações não estão disponíveis, devemos busca-las, e essa por informações no processo de decisão é chamada de pesquisa. Quando esses conhecimentos se referem ao mercado, seja qualquer um dos nichos do mercado, etapas ou pontos de mercado buscar informações é chamado de pesquisa de mercado ou objeto de estudos.

            Para cada tipo de problema há um tipo de pesquisa, no entanto há problemas mais comuns, que um deles é o teste de produto, que é “Como colocar o produto no mercado”? Como se trata o produto para saber se ele vai ser aceito bem no mercado? Esse mesmo produto estão de acordo com a demanda do meu consumidor?

            Então quando falamos em produto, não estou avaliando simplesmente aquele bem físico daquele serviço, devemos olhar toda adequabilidade daquela solução que vem em forma de produto pra demanda aos anseios do consumidor.

            Na ora de se propagar o produto para a distribuição no mercado pensamos sempre no design, a matéria prima utilizada, o marketing, os canais de distribuição e a tecnologia usada no produto distribuído, e mesmo com tantos cuidados na ora de se distribuir um produto, ainda é capaz de mesmo assim não se ter um desempenho bom na distribuição pelo fato da mudança de habito do consumido. Pegar todos de surpresa e fazer com que deixe as pessoas com medo do que o novo item irá ter de bom ou mau desempenho. Para não ser pego de surpresa, os empresários e todos os tipos devem usar as pesquisas, para facilitar na ora da distribuição.

            A pesquisa irá ajudar os empresários a perceber os comportamentos dos consumidores a respeito do tal produto e assim cumprir uma das metas mais importantes que seria satisfazer as vontades e/ou as necessidades do consumidor. Só que para fazer a vontade e/ou a necessidade do consumidor, precisa-se saber o que o consumidor precisa. É onde entra o objeto de pesquisa e para isso entra a demanda e as carências de acordo da própria tecnologia se avançando, a educação e a economia, onde entra a mudança do consumidor na área do materialismo.

“Segundo Philip Kotler demanda para um produto é o volume total que pode ser comprado por um definido grupo de consumidores, em uma área geográfica definida, num determinado período de tempo, num determinado meio ambiente mercadológico, sob um definido programa de marketing”.

            Objeto da pesquisa (onde e/ou classe que irei atacar) e objetivo da pesquisa (informações colhidas pertinentes a aquela causa). Exemplo disso seria sociedade de hoje seja criança até a fase adulta, é simplesmente não sair mais de casa sem o celular ou matérias tecnológico. Com esse avanço criam-se soluções para chegar ao que o consumidor quer no produto, em que a empresa irá vender. Nesse consumismo cria-se receitas onde em cima disso os empresários concluem suas metas. 

Como podemos medir a satisfação do cliente?

            Hoje se podem conquistar novos mercados ou manter o seu mercado e aumentar suas vendas. Mercado em si não existe, o que existe são pessoas que podem estar satisfeito ou não com  seu produto. Vender algo para alguém que não está satisfeita é muito pior do que conquistar um a confiança do consumidor. Usurpar um novo mercado é muito mais fácil do que ampliar o seu mercado. Entretanto, onde nos objetos ou pesquisas de estudos analisa-se também o nível de satisfação e de lealdade do cliente. E como as mercadorias são vistas e distribuídas por todos, são medidas constantemente para saber como será a venda do tal produto do empresário.

Referencias Bibliográficas

  • Site de busca (artigo)

http://pt.scribd.com/doc/39711194/Artigo-Pesquisa-de-Mercado