Andreia Rosetti Chisté Teixeira[1]

Glória das Graças Schimitel da Penha Lemos[2]

RESUMO 

Este artigo surgiu, devido perceber que há dificuldades por parte dos profissionais da Educação Infantil, em criar rotinas na sala de aula com os pequenos. A organização do tempo é primordial para o aproveitamento desde, e para administrar o tempo a favor do profissional, aproveitando ao máximo a preparação da rotina. O tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada que permeia o cotidiano da escola e dessa forma as diversas relações que se estabelecem por meio dele.

Palavras-chave: Educação Infantil. Rotina. Tempo. 

 

INTRODUÇÃO

Como os professores estruturam sua rotina? Em reuniões, entre professores, com a pedagoga e direção? Ou de acordo com o projeto que se está desenvolvendo? Acontece na sala, no planejamento diário com as crianças, nos horários estabelecidos pela escola (merenda, parquinho, etc.). Como? De acordo com Ivanise Meyer (2011, p. 111) “[...] é o olhar do professor que permite decidir estas atividades”.

A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada, por isso o professor deve perceber as diversas relações sociais entre as crianças e também os gostos e necessidades individuais e coletivas. 

OBJETIVOS DA ROTINA 

A rotina deve ser planejada, porém flexível, devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança, segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI): “[...] a rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas” (BRASIL, 1998, p. 54). Sendo assim, a organização do tempo no espaço educacional está inerentemente ligada às atividades que são propostas para o seu desenvolvimento, além do suprimento das necessidades básicas da criança.

De acordo com Rossetti-Barbosa e Richter (2010, citados nas DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARIACICA, 2013, p. 29)

As rotinas, ou a jornada diária na educação infantil são aquelas experiências de cuidado e educação que se realizam ao longo do dia e a repetição oferece para as crianças pequenas um certo domínio sobre o mundo em que vive e oferece a elas segurança, isto é, a possibilidade de antecipar algumas situações.

Madalena Freire (1998, p. 43) relata que “[...] a rotina não é algo que se arrasta tediosamente pelo tempo, mas a cadência sequenciada de atividades diferenciadas, que se desenvolvem num ritmo próprio, em cada grupo”. A rotina diária é, portanto, o desenvolvimento prático do planejamento. É também a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia da creche, e é esta sequência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva.

A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por ofertar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também favorece à criança, maior facilidade de organização espaço-temporal, e a desprende do sentimento de estresse que uma rotina desorganizada pode causar. Ela não necessita ser rigorosa, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário, a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, favorecendo um espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.

Quando a estrutura da rotina é mantida, a criança pode se apropriar dela e, conhecendo seu andamento, dar sugestões, propor mudanças, ficar contente com a aproximação de uma atividade muito apreciada. É importante termos consciência de que a criança é capaz de se situar no tempo, e de saber os diferentes momentos que existem na escola durante o dia.