Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas 6º semestre

Luiz Henrique Pereira Ramos R.A: 1569

Professor Lawton Benatti

Objetivos da Pesquisa de Marketing

A pesquisa de marketing é realizável para descobrir, identificar ou ter a informação desejada sobre algo. É mais utilizada pelas organizações com o objetivo de coletar dados e informações para o auxilio da tomada de decisão sobre alguma situação que a mesma esteja passando ou irá passar. A pesquisa é passada por algumas etapas, sendo: definir um objetivo, definir o publico alvo a ser pesquisado, criar uma metodologia do plano de pesquisa, coletar os dados que serão passados por uma analise e interpretação, os resultados são apresentados e posteriormente aplicado na tomada de decisão. Não se deve confundir o publico a ser pesquisado, com o publico alvo.

Conforme Mattar (2007, p.5) “ A pesquisa de marketing faz parte do sistema da informação de marketing (SIM) da empresa e visa coletar dados pertinentes e transformá-los  em informações que venham a ajudar os executivos de marketing na solução de problemas específicos e esporádicos que surgem durante o processo de administração de marketing e que não estão no SIM.”

A pesquisa pode ser realizada para diversos fins, desde uma pesquisa mais complexa, para obter informações de um grau de importância elevado para uma tomada de decisão que pode definir o futuro de uma organização, como por exemplo: identificar a tendência de consumo de perfume doce cítrico na região sul do Brasil, onde tal perfumaria pretende se inserir. Ou até mesmo para descobrir informações mais simples, como por exemplo: mensurar o numero de pessoas casadas em uma sala de aula.

A forma que a pesquisa será conduzida é chamada de metodologia, é o processo da pesquisa. A metodologia da pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa, sendo quantitativa quando consigo mensurar números, é um estudo estatístico. A qualitativa quando obtenho a opinião do publico pesquisado ou quando as respostas obtidas na pesquisa não são analisadas estaticamente, um exemplo é a técnica de pesquisas focus groups. As mesmas oferecem perspectivas diferentes, entretanto não são opostas, as abordagens concebidas podem ser utilizadas em conjuntos de acordo com a necessidade deparada.

Uma pesquisa de marketing não deve ser feita com idéias pré concebidas, pois podem induzir a resposta do individuo pesquisado, ou até mesmo frustrar o pesquisador, podendo haver também uma inferência, que é a incerteza de algo.  O resultado não é o mais importante, e sim a própria realização da pesquisa.

Referencia Bibliográfica

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing.  Edição Compacta 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.