Seja em consoles como o antigo Atari ou nos mais modernos como Playstation e Xbox e no computador, os jogos de carros, também conhecido como jogos de corridas são uns dos preferidos entre jogadores. Os primeiros jogos de carros do mercado tinham como principal objetivo terminar a competição no menor tempo possível, desviando de obstáculos, outros competidores e as corridas conforme aumentava o grau de dificuldade mais emocionante o jogo ficava.

Jogos de carros atuais

Hoje os jogos estão cada vez mais desenvolvidos, feitos com base no chamado gráfico, aumentam a sensação de realidade interatividade e a diversão. Os objetivos de alguns jogos de carros também mudaram, dependendo do jogo o objetivo principal é destruir e fazer o maior estrago possível.

O que se vê nos jogos de corrida atualmente também é o aumento no número de histórias, cenários, opções de carros, pilotos e níveis. É importante para os jogadores estilizar o veículo, realizar o chamado tunning, deixando um simples jogo de corrida mais emocionante. A variedade de temas também aumentou quem gosta de personagens como Mario Bros encontra versões de jogos de corrida de carros. Para quem gosta de mais realidade o famoso Need for Speed pode ser uma excelente experiência.

Consoles

Além do estilo de jogo é possível escolher o melhor local para jogar. No computador mais precisamente na internet, existem diversos jogos online onde é possível inclusive apostar corridas com jogadores do mundo todo. No Playstation e Xbox os jogos são realistas e muitas vezes o jogador sente como se estivesse realmente dirigindo o veículo. Além destes consoles mais tradicionais, o celular virou um dos locais preferido para se jogar. Com aparelhos cada vez mais desenvolvidos os usuários fazem ali seu vídeo game portátil, se tornando além de um aparelho de comunicação um aparelho de diversão.

Os jogos de carros são feitos para todas as idades e principalmente para aqueles que gostam de competições e velocidade. Por ali muitos meninos que ainda não tem condições de ter um veículo podem sonhar alto. Se tornaram uma alternativa aos jogos mais violentos e de futebol, assim se tornando preferencial por muitas meninas e alguns pais que não gostam dos jogos de caráter mais agressivo.