JOÃO MÁRCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES ²

TEMÁTICA EM QUESTÃO

O estudo, ora apresentado, tem como objetivo geral identificar os principais aportes teóricos e metodológicos, conceitos, autores, correntes filosóficas que fundamentam as proposições pedagógicas para a educação infantil. Para a coleta de dados e organização das sínteses, efetuou-se inicialmente um estudo exploratório do conjunto de conteúdos contidos nos livros do curso em vigor de pedagogia e extraídos de outros livros e outros meios de pesquisa tendo base neste assunto. O problema norteador do presente estudo teve sua origem na observação das praticas pedagógicas em instituição de ensino de educação infantil e as questões particulares constatadas cotidianamente servem de direção para a edificação desta investigação.
Temos também como objetivo este documento á garantir uma infância para as nossas crianças plena da vivência de direitos. Para tanto, a Educação é entendida em sua dimensão libertadora, criativa, participativa, inclusiva e democrática. É também, um processo que se faz na interação com o outro, mediado pela cultura. Desse modo, nosso trabalho se apóia em estudos e pesquisas de autores: Vygotsky com sua teoria sócio-histórica cultural, Jean Piaget com a teoria construtivista e Henri Wallon com a teoria integradora (motor - afetivo - cognitivo) que contribuíram para uma melhor compreensão do processo de constituição de sujeitos, de seu desenvolvimento e de sua construção de conhecimento. Os estudos desses autores têm dado sustentação teórica no nosso trabalho e nos auxiliando na compreensão do desenvolvimento infantil.
Conseqüentemente, nossas praticas pedagógica contemplará o lúdico, a cultura, a formação humana e a construção de conhecimentos das crianças.
O que nos leva a desejar a construção de um currículo inclusivo com toda a comunidade escolar. Nosso desafio é construir um ambiente escolar na Educação infantil que favoreça o respeito, a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a inclusão, o direito de brincar, a manifestação e a valorização da pluralidade cultural, social e étnica entre os adultos que atuam com as crianças e promover o desenvolvimento integral da criança, tendo como principio o resgate dos valores humanos, para que ela construa sua autonomia intelectual, afetiva, moral e social.
O presente estudo compreende que a perspectiva epistemológica de construção do conhecimento pode permitir o reconhecimento das praticas educativas vigentes, que estão pautadas, prioritariamente, na reprodução dos conteúdos curriculares, bem como indicar caminhos metodológicos coerentes com a construção do conhecimento do aluno.
Por meio dos fundamentos teóricos piagetianos, que orientam as suas pesquisas com a preocupação de compreender de que forma ocorre a passagem do conhecimento de nível inferior para um superior, é possível entender o processo de desenvolvimento intelectual do sujeito.
As pesquisas de Piaget culminam com a teoria construtivista, visando mostrar que o conhecimento é construído individualmente, em situação coletiva, por meio da ação, na interação sujeito-objeto.