Objetividade
Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
Em epistemologia, o conceito de objetividade caracteriza a validade de um conhecimento ou de uma representação relativa a um objeto. Em outras palavras, o que é real e como sabemos se é verdadeiro o que inferimos a respeito da realidade? Isto depende, por um lado, do conceito do objeto alvo da atenção e, por outro, das regras normativas próprias da área em questão. Assim, do ponto de vista epistemológico, a objetividade não é sinônimo de verdade, embora seja comum confundir os dois conceitos, mas sim uma espécie de "índice de confiança" ou de "qualidade" dos conhecimentos e representações. Também não é sinônimo de fidelidade ao objeto ou à realidade, apesar de o termo ser muito utilizado com este significado, porque as regras normativas que permitem distinguir o que é objetivo do que não é são definidas, em cada contexto, pela comunidade de membros especializados no assunto.
Ainda no campo da filosofia, Kant apresenta a objetividade como algo que tem validade universal, independentemente de religião, cultura, época ou lugar. Neste contexto, sua contrapartida é o relativismo.
No campo da ciência, objetividade é a propriedade de teorias científicas de estabelecer afirmações inequívocas que podem ser testadas independentemente dos cientistas que as propuseram. Está diretamente relacionada ao atributo dos experimentos científicos de que deve ser possível reproduzi-los. Para ser considerada objetiva, uma teoria, hipótese, asserção ou proposição deve ser passível de ser transmitida de uma pessoa para outra, demonstrável para terceiros, bem como representar um avanço no entendimento do mundo real.
No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Neutralidade

O mito da neutralidade científica baseia se no pressuposto que a objetividade da ciência basta para suspender a subjetividade dos cientistas, ledo engano desde a escolha do que vai estudar ou pesquisar o cientista faz escolhas que são influenciadas por N aspectos de cunho pessoal: interesses políticos, sociais, econômicos,,, No geral a ciência tem sido a ciência de uma classe , por não ser neutra como apregoa ser .
Segundo o estudioso Mauro Kwitko a neutralidade é um estado especial, interior, ao mesmo tempo, que nos conduz ao Divino dentro de nós, é o próprio Divino dentro de nós. A Neutralidade é um estado no qual não atuamos mais sob o controle do nosso Ego, em que estamos libertos desse aspecto da nossa individualidade, que, na verdade, é a nossa própria individualidade. Do mesmo modo em que essa individualidade é a responsável pela nossa sobrevivência nessa Terra, pela nossa preservação enquanto ser vivo, é um fator obstaculizante ao acesso que o Divino pretende ter sobre nós.

Explicando melhor: a Neutralidade é um estado em que conseguimos domesticar nosso Ego, em que não pensamos mais através dele, e sim, através do nosso Eu Superior. É muito diferente o pensamento que vem do nosso Ego do pensamento que vem do nosso Eu Superior. Enquanto o nosso Ego pensa em "eu" e "meu", o nosso Eu Superior pensa em "nós" e "nosso"; enquanto o nosso Ego vive para seus interesses, o nosso Eu Superior vive para o interesse comum; enquanto o nosso Ego apenas pensa em sobreviver, em ter, em alcançar metas e objetivos, que o reforcem ainda mais, o nosso Eu Superior quer o oposto, quer diluir-se no Todo.

A Neutralidade é não se envolver com o que não é de sua conta, é não opinar sobre algo que não é seu, não dar palpite sobre alguém a não ser que esse lhe peça uma opinião, é não julgar, não criticar, não se impacientar, não se irritar, não se magoar, não se sentir rejeitado, não se sentir abandonado, não querer ser mais do que os outros, e nem menos, não querer adquirir bens materiais a mais do que realmente necessite para ter uma vida boa, segura e confortável, é não apregoar suas qualidades e conhecimentos, sua erudição e aprendizados, é não querer convencer ninguém, não estabelecer debates e discussões a respeito de nada, mas também não se calar quando é convidado a opinar, não se abster quando é convidado a dar a sua opinião, não querer se sobressair e nem desejar se esconder, não querer estar lá na frente, mas também não se colocar lá atrás.