RAMOS; Taíra Nayara Rocha, Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos FQM.

Resumo:

A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura no organismo. A obesidade é considerada um problema de saúde pública devido a sua alta incidência na população em geral. De acordo com os dados da OMS dos seis bilhões de habitantes do planeta 23,4% estão com excesso de peso. No Brasil, calcula-se que 40% da população estejam acima do peso normal. A obesidade pode resultar de fatores endógenos ou exógenos. A obesidade de origem endógena representa 5% ou menos dos casos na atualidade, podendo ser de origem hereditário-congênita, psicogênica, medicamentosa, neurológica e endócrina. Por outro lado, a obesidade exógena pode representar 95% ou mais dos casos, e sua origem está relacionada a fatores ambientais, culturais, sociais e emocionais, mas,principalmente, devido a hipoatividade (sedentarismo), e aos maus hábitos alimentares

Palavras-chave: Adolescência . Obesidade. Saúde.

Introdução:

A obesidade na adolescência têm sido relacionados como fatores de risco para doenças cardiovasculares, estando também associados a maiores prevalências de outras doenças na fase adulta. Em meninas, há a possibilidade do desenvolvimento da artrite. Em meninos, poderá causar gota e câncer do colo-retal, bem como interfere na otimização de outros males diversos em ambos os sexos, causando, inclusive, a mortalidade. Somando-se aos dados supra mencionados, estudos em países desenvolvidos sugerem que adolescentes obesos apresentam desvantagens socioeconômicas na vida adulta.

Prevalência da Obesidade:

A obesidade na adolescência é um fator preditivo da obesidade no adulto. A atividade física é um importante determinante das características físicas do adolescente. Obesidade em adolescentes resulta do desequilíbrio entre atividade reduzida e excesso de consumo de alimentos densamente calóricos, tendo mostrado que o número de horas que um adolescente passa assistindo TV é um importante fator associado à obesidade, acarretando um aumento de 2% na prevalência da obesidade para cada hora adicional de televisão em jovens de 12 a 17 anos A adolescência é o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias segundo critérios cronológicos propostos pela Organização Mundial de Saúde caracteriza-se por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais.

A obesidade pode ser definida como o acúmulo de tecido adiposo localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrino-metabólicos.Adolescentes são alvo de estudos em todo o mundo, por apresentarem altos índices de comportamento de risco, como o decréscimo do hábito regular de atividade física, hábitos alimentares irregulares e transtornos psicológicos na adolescência.

A adolescência trata-se de uma fase de transição e indecisão devido à grande quantidade de informações que os mesmos recebem, porém são fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto ser humano a fim de se tornar mais completo, tanto físico como emocional. É um período da vida onde ocorrem várias mudanças físicas, psicológicas e ambientais, altamente influenciadas por fatores genéticos e étnicos. É uma fase de muitas transformações que refletem de hábitos dos familiares e principalmente dos amigos, ou seja, de outras pessoas de sua convivência social, daquela cultura em que este indivíduo está inserido. E é aí, nesse quadro, onde devemos dar maior atenção principalmente em adolescentes com algum tipo de problema em especial, como é o caso de adolescentes obeso. Devido às suas condições, adolescentes obesos podem possuir graves problemas emocionais, sofrerem de depressão e outros problemas ligados à condição física, sendo que muitos deles até já consideraram o suicídio como sendo o melhor caminho para se

A prevenção da obesidade, bem como a redução de peso excessivo, passa, necessariamente, por duas possibilidades: aumentar o gasto de energia e reduzir o consumo de alimentos. Quanto antes, no desenvolvimento dos indivíduos, inicia-se um consumo alimentar e atividade física adequados, maior a chance de se reduzir a prevalência de obesidade, seja nos adolescentes, seja entre os adultos. Ou seja, a prevenção da obesidade depende da promoção de uma vida saudável, mesmo porque, comportamentos como realizar atividade física de lazer e comer mais frutas agrupam-se nos mesmos indivíduos

Considerações Finais:

A obesidade em adolescentes é uma doença nutricional que tem gerado muita preocupação por parte dos médicos, não só pelo grande aumento na sua freqüência, mas também por suas conseqüências sociais, psicológicas e orgânicas. Torna-se cada vez mais importante a prevenção e tratamento precoce, devido às ligações que a obesidade nestes adolescentes apresenta com doenças da vida adulta, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares; além de alterações ortopédicas e dermatológicas. A perda ou controle do peso e as modificações no estilo de vida são relevantes para redução ou regressão das complicações da obesidade.

Bibliografia:

DAMASCO, Benício. Obesidade na adolescência. Visão multiprofissional do adolescente obeso. Pediatria 2001. pg 210.

FISBER, M. Atualização em obesidade Infantil e adolescente. Editora Atheneu, São Paulo. 2004.

LOPEZ, Fábio Ancona; BRAZIL, Anne Lise Dias. Nutrição e Dietética em clinica Pediátrica. Rio de Janeiro. Editora Atheneu, pg. 189-199.

SAITO, Maria Inez. Adolescência prevenção e risco. 2°ed. Editora Atheneu, São Paulo, 2008. pg. 323-338.