OBESIDADE MÓRBIDA: IMPACTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

Morbid obesity: impacts physical and psychological 

ALMEIDA, N.B1; MONARA, T2; SOBRAL, A.S.J3.

1.. Orientadora Enfa. Especializanda, docente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)/Urgência e Emergência e Nefrologia pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP) ([email protected]);

2. Orientanda Enfa. Especializanda em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ([email protected]);

3. Orientanda Enf docente de Semiologia e Semiotécnica pela Faculdade Santa emília de Rodat (FASER) ([email protected]). 

 Resumo

A Obesidade consiste em uma patologia crônica, considerada atualmente um problema de saúde pública, devido o índice elevado de morbidade que a mesma apresenta. O excesso de tecido adiposo no organismo ocasiona inúmeros problemas de saúde, tais como doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas e ortopédicas, as etiologias ainda são consideradas idiopáticas, mas acredita-se que esteja associada a fatores sociais, culturais, genéticos e metabólicos. O presente trabalho teve como objetivo identificar na literatura conexa ao tema os impactos físicos e psicológicos presentes em indivíduos com obesidade mórbida. O método utilizado para o desenvolvimento da temática em discussão é decorrente de um apanhado de caráter bibliográfico efetivado na biblioteca da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP), além de revistas alusivas ao conteúdo abordado e informações adquiridas em sites de credibilidade tais como LILACS, SCIELO e MEDLINE, durante o período de junho a julho de 2013; posteriormente os dados coletados foram analisados e interpretados à luz da literatura concernente ao tema. A obesidade mórbida é viabilizada como uma patologia que representa sérios problemas aos portadores devido ao comprometimento estético que a mesma possui, sendo constatada mediante estudos que apresentam alterações psicológicas, ocasionando depressão, isolamento social, ausência de autoestima e um elevado grau de complexidade. O indivíduo apresenta limitações significativas a nível físico em relação a sua locomoção que é inevitavelmente prejudicada, além de ter que enfrentar dificuldades de relacionamentos amorosos, com amigos, colegas de trabalho e inclusive familiares. Alterações psicossociais, a dificuldade ou incapacidade na atividade sexual e afetiva, a insatisfação com o próprio corpo, a frustração em relação ao vestuário, a perda de emprego ou a dificuldade em ingressar no mercado de trabalho são fatores cruciantes no individuo obeso. A sociedade tende a exprimir duas opiniões sobre as pessoas com excesso de peso, uma delas diz respeito à discriminação estética, e outra à culpabilização do obeso pelo seu estado físico, ou seja, o individuo obeso comporta além de todas as repercussões negativas provenientes de sua situação estética, o sentimento de preconceito sofrido, sendo, portanto mais um impacto para sua vida frustrante.

 Palavras-chave: obesidade, morbidade, estética, saúde pública.