A obesidade infantil é um distúrbio do desenvolvimento da criança e pode ser definida pela presença de tecido adiposo maior que 25% do peso corporal total. É uma doença crônica, multifatorial, que vem se tornando cada vez mais prevalente nos dias atuais sendo, hoje considerada um dos problemas, de saúde pública, mais sérios da sociedade moderna. Este trabalho teve como objetivo, identificar, a partir da literatura pertinente ao tema, a obesidade infantil, como uma patologia grave, onde as pessoas têm conhecimento dos malefícios ocasionados, porem comumente os ignora. Tratou-se de um estudo, com caráter bibliográfico, baseado na literatura pertinente ao tema, desenvolvido no acervo bibliográfico da Faculdade Santa Emília de Rodat (FASER), bem como em outras fontes, tais como revistas e sites indexados da internet, fundamentados á luz da literatura pertinente ao tema. A referida literatura aborda o fato que deve-se ter sempre em mente de que o primeiro ano de vida da criança oferece o máximo de atenção, por ser nesse período que o tecido adiposo se desenvolve e pelo fato de a família sempre achar que criança gorducha é sinônimo de saúde. Crianças com obesidade ou excesso de peso sofrem estresses e dificuldades sociais psicológicos significativos. A sociedade ocidental urbana cultiva um forte preconceito cultural contra a obesidade. A estigmatização social na escola, no local de trabalho e em ambientes sociais é comum. Conclui-se que a obesidade infantil é um sério problema de saúde pública, que vem aumentando em todas as camadas sociais da população brasileira. É um sério agravo para a saúde atual e futura das crianças e, portanto, não deve ser negligenciado.

Palavras chave: Obesidade Infantil.

Referências Bibliográficas

  1. ARAUJO, M. F. M.; BESERRA, E. P.; CHAVES, E. S. O papel da amamentação ineficaz na gênese da obesidade infantil: um aspecto para a investigação de enfermagem. Acta paul. enferm. vol.19, n.4, 2006.
  2. BALLONE, G.J. Obesidade. in Psiweb, internet. Disponível em: www.psiqweb.med.br, acessado em 23 de outubro de 2005.
  3. BEHRMAN, R. N. Tratado de Pediatria. 15 ed. Vol. I. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2001.
  4. FONSECA, J.G.M. Obesidade e outros Distúrbios Alimentares. Enciclopédia Saúde vol.2. MEDSI: Editora Medica e Cientifica LTDA. Rio de Janeiro, 2001.
  5. FISBER, M. Tratamento e Prevenção da Obesidade. Disponível em: http//w.w.w.smarcos.br. Acesso em 18 de abril de 2011.
  6. GARCIA, Flávia. Prevenção e tratamento da obesidade infantil. Disponível em: <http://www.endocrino.org.br/conteudo/publico_exibe. php?idNot=53> Acesso em: 20 abr. 2007.