As propostas parecem ter vencido, ao menos por enquanto, o receio dos empresários do setor que, construídas sob o espírito empreendedor, têm pouca confiança no governo.

O senador por Illinois teve oportunidade de mostrar sua popularidade entre no campo da tecnologia quando subiu ao palanque em um ato na Flórida acompanhado de Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, e de outros destacados executivos do setor.

Schmidt tornou público seu apoio a Obama "a título pessoal" somando-se a uma lista de nomes que inclui Vint Cerf, um dos pais da internet, e Craig Newmark, fundador do popular site de anúncios Craiglist.

O democrata prometeu vantagens fiscais para incentivar a contratação e quer eliminar os impostos sobre o lucro do capital para os investidores em empresas jovens, o que, obviamente, foi aplaudido no Vale do Silício.

Seu interesse pelas novas tecnologias ficou claro durante a campanha, na qual o Partido Democrata soube explorar, muito mais que o Republicano, fenômenos da internet como o Facebook e o Twitter.

Na mesma linha, sua campanha contempla planos como o da possível criação do cargo de diretor de tecnologia nacional para, como diz, "levar o governo ao século 21".

Nas apostas para ocupar a função, há nomes como Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, Vint Cerf, Erich Schmidt e o fundador da Amazon, Jeffrey Bezos.

"Obama superou McCain nos recursos propostos para impulsionar as energias limpas, uma área considerada fundamental no Vale do Silício. "Diz John Kaweske