- AS DIFERENTES FORMAS DE SE APLICAR O XADREZ

 Existem três técnicas de se aplicar o xadrez de forma pedagógica.

Primeiro é a utilização do xadrez como lazer e diversão o chamado Xadrez Lúdico utilizando-o como atividade recreativa proporcionando, distração para o descanso físico e mental do aluno. O xadrez possui um dos recursos pedagógicos mais preciosos e para isso, saber usá-lo da maneira adequada, é de extrema importância para a melhoria na qualidade do ensino.

Klüsener, (2000, p.43) afirma que:

As crianças chegam à escola com conhecimentos, noções e intuições matemáticas adquiridas e vivenciadas a partir de diferentes situações e experiências em seu próprio meio sociocultural. Esse conhecimento é importante, pois evidencia uma grande variedade de habilidades, estratégicas e lógicas que, embora não sejam por vezes consideradas explicitamente matemáticas, constituem os componentes, básicos e fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento matemático.

O lúdico pode servir como auxilio para as crianças, na difícil adaptação aos compromissos que a escola propõe que normalmente ela tem que interromper suas atividades rotineiras do dia a dia, que se resume apenas em brinca e se divertir. Dessa forma o lúdico poderia servir de auxílio para que elas possam compreender as mudanças de hábitos em sua vida.

No segundo caso, que é chamado de Xadrez Técnico, a preparação vem para a disputa de competições. Um estilo muito comumente encontrado em clubes de xadrez e livros sobre o tema, que ensina técnicas de aberturas, meio e final de jogo. Nesse segundo caso, o aluno se especializa em técnicas e determinadas estratégias para conseguir as vitórias, individuais e coletivas, tão almejadas.

No terceiro caso que é chamado Xadrez Pedagógico, enfoca o ensino do jogo como um meio pedagógico. Nesse caso o enfoque do educador é desenvolver ou trabalhar as habilidades do aluno onde os estudantes encontram maiores dificuldades e as que interferem em seu desempenho escolar.

O professor que for ensinar as técnicas do xadrez na sala de aula tem que buscar conhecimentos e artifícios que o ajudem a trabalhar da melhor maneira possível o lado pedagógico, dessa forma, tirar melhor proveito do jogo. Faz-se necessário para o professor ter o discernimento para diferenciar o Xadrez técnico do Xadrez Pedagógico quando for trabalhar em sala de aula.

Lara, Isabel C.M. afirma que:

O jogo como uma estratégia de ensino capaz de auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, facilitando o processo de ensino e aprendizagem em Matemática e mostrando ao aluno uma matemática prazerosa, interessante e desafiante.

 Ao aprender xadrez, o aluno desenvolve intuitivamente algumas habilidades importantes para se ter um bom rendimento escolar, dessa forma o xadrez pode ser utilizado como instrumento pedagógico na escola, seja qual o método utilizado (lúdico, técnico ou pedagógico).