Trama internacional
(The international)
107 minutos
Suspense
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Eric Singer
Produção: Lloyd Phillips, Charles Roven e Richard Suckle
Elenco: Clive Owen (Louis Sallinger),Naomi Watts (Eleanor Whitman),Remy Auberjonois (Sam Purvitz), Patrick Baladi (Douglas White), Luca Calvani (Enzo Calvini), Alessandro Fabrizi (Alberto Cerutti), Lars Joermann (Rechtsanwalt), Ty Jones (Eli Cassel)


Nos dias de hoje, qualquer um que for à praça pública defender o papel dos bancos na economia será provavelmente linchado.

Depois da crise do subprime, os bancos ganharam papel de destaque na galeria dos grandes vilões americanos.

O novo filme "Trama Internacional" acaba "surfando" nessa onda ao colocar os personagens de Clive Owen (um agente da Interpol) e Naomi Watts (uma promotora americana) enfrentando uma rede de corrupção e assassinatos orquestrada por um grande banco internacional.

Mas em nenhum momento essa produção é oportunista, até porque o banco do filme está no mercado de financiamento de guerras e não no mercado de hipotecas (apesar que dadas as circunstancias, os dois mercados trazem consequencias arrasadoras).

Colocando a ironia de lado, "Trama Internacional" é inspirado no escândalo da quebra do Bank of Credit and
Commerce International (BCCI), que explodiu na City de Londres e arruinou 6.000
correntistas em 1991.O BCCI faliu depois de ter concedido vários empréstimos de risco. Mais tarde
foi comprovado que a instituição lavava dinheiro, tinha envolvimento no tráfico
de armas e até mesmo participado na proliferação nuclear.

Como divertimento é um filme tenso que explora com profissionalismo como seria uma investigação policial de assassinato (algo como o que é mostrado nas séries "CSI" e "Lei e ordem") e lavagem de dinheiro.

Clive Oven está muito bem como o investigador obcecado por fazer o banco pagar por seus crimes, mesmo que isso custe sua carreira ou até mesmo sua vida (um pouco de clichê não faz mal a ninguém) e Naomi Watts como aparece pouco não compromete.

Repare na brilhante cena de tiroteio realizada no museu Guggenheim de Nova Iorque, é de gelar os ossos.

Um bom filme, indicado para quem está disposto a enfrentar seus 107 minutos de pouca ação, mas de ótimas interpretações.