Estava, adolescentemente, desenhando no box do banheiro em meio a um banho. Fiz dois desenhos: uma caricatura e um coração. No segundo desenho, percebi que o “simbolo” do coração em nada tem haver com o “órgão” do corpo humano. Nada! Logo, percebi, também, que alguém inventou esse desenho por algum motivo. Minha “loucura” me fez pensar: “mas porque o desenho do coração é assim?” Lavando a cabeça, cantarolando e pensando. A conclusão é mais que lógica, tendo em vista a forma do desenho. Louco? Pode ser. Mas depois da explicação você verá que tem sentido. Aliás, as vezes a coisa que mais achamos sem sentido com o tempo percebemos que é uma regra e não uma exceção.

Mas como ninguém pensou nisso? Como ninguém nunca falou sobre a forma que se desenha um coração? Porque eu pensei? Isso não poderei explicar, mas sobre o desenho posso afirmar que são dois pontos de interrogação se beijando! Estranho? Pois é... Talvez eu seja um ilusionista ao pensar que o amor seja a união inseparável desses pontos de tal forma que deixam de se interrogar!

O amor por alguém nasce separado, desgrudado, dividido e, por óbvio, vai crescendo como uma criança, cheia de dúvidas e receios. Interrogações! Óbvio, também, que seu crescimento não pode ser comparado com relação ao crescimentos dos outros, porque ele é único, como você! A dedicação em aproximar os pontos de interrogação está em não deixar de acreditar e sempre ensinar algo novo a ele. Está em termos a noção que mal nos conhecemos e, para termos alguém, precisamos ceder, precisamos respeitar e, o mais importante, querer crescer ao seu lado. Hoje consigo ver assim. Demorei! Ninguém está me ensinando isso, estou aprendendo sozinho.

Em contrapartida, as vezes os “pontos de interrogação” se transformam em armas “letais” que querem se aniquilar. Mas sempre ouvi que o bem está na frente do mau. Como diz uma antiga psicóloga, dois bicudos não se beijam, mas se abraçam! Talvez todo início seja bicudo. Quem sabe com respeito e boa vontade passamos a ver que um abraço pode ser eternizado.

Quero muito que o sonho volte a fazer parte das noites. Que as noites voltem a fazer parte dos sonhos. Que os minutos sejam contados e ansiosamente aguardados.

O coração nada mais é do que dos pontos de interrogação se beijando. Ao invés de discutir, beijem e unam cada vez mais esse símbolo tão lindo que nos conforta.

Pense....