Mais uma vez nós percebemos a correria das pessoas em função do natal que celebraremos no dia 25 de dezembro. É pena que, em dois mil anos de cristianismo, o homem ainda não aprendeu direito o verdadeiro sentido do natal. Preocupam-se demais com as coisas secundárias, tais como: enfeitar as casas, os prédios, as avenidas e praças com luzes das mais variadas cores. Compram presentes, preparam o banquete e etc. E acabam esquecendo-se de arrumar o lugar mais importante onde realmente Jesus gostaria de encontrar limpo, enfeitado e aconchegante. Esse lugar é o nosso coração. Quando não preparamos o coração, ficamos somente com as coisas secundárias, perdemos o essencial que é Jesus. Ficamos apenas com o brilho das luzes que instalamos em nossas casas, ruas e praças. Continuamos na escuridão, porque a Luz de Jesus não encontrou espaço para brilhar em nosso coração. Todas as coisas externas só ganham sentido, quando nosso interior está preparado para acolher Jesus. Caso contrário, celebramos o natal do mundo, mas não o natal cristão.

            Natal é tempo de refletirmos sobre nossas atitudes, gestos e palavras. Tempo de perdão, reconciliação e graça. Natal é tempo de paz, amor, união, esperança e vida. Natal é tempo de mudanças em nossos corações. Quando não mudamos nosso interior, a realidade que nos cerca será sempre a mesma. A verdadeira mudança acontece sempre de dentro para fora.

            Que bom seria se neste natal Cristo encontrasse espaço para nascer em nossa comunidade, eliminando todas as barreiras, políticas e religiosas, que impedem o bom relacionamento das pessoas e atrasam o desenvolvimento pessoal e coletivo.

            Que bom seria se neste natal Cristo encontrasse espaço para nascer no coração de todos os líderes, religiosos e políticos, da nossa sociedade, eliminando o preconceito, a prepotência, os interesses pessoais, criando um ambiente onde o Reino de Deus pudesse se tornar uma realidade.

            Somos todos imperfeitos. E, como fruto dessa imperfeição, erramos, brigamos, ofendemos as pessoas que amamos. Isso é natural. O que não é natural é a falta de humildade que impede as pessoas de receber ou dar o seu perdão. Então, que bom seria se Jesus encontrasse espaço para nascer em nosso coração e mudar essa realidade!

            Quando todas essas coisas essenciais acontecerem dentro de nós e no ambiente onde vivemos, então poderemos dizer que aprendemos o verdadeiro sentido do Natal. Então, todas as coisas externas que fazemos terão um novo sentido. Um novo valor.

            Que o nascimento de Jesus nos torne mais irmãos e sensíveis à realidade que nos cerca, não permitindo nossa omissão com relação aos mais necessitados.

 

JOÃO VITOR MARIANO

URAÍ - PARANÁ