INTRODUÇÃO

Um dos temas mais debatidos dentro do cenário educacional, entre professores, pedagogos e pessoas relacionadas à educação é sem dúvida a importância de fazer com que o aluno sinta prazer em aprender, tomando assim gosto pelo conhecimento, o que o torna mais fácil de ocorrer.

Surge então uma problemática: Será que essa nova concepção de educação é uma realidade dentro de nossas escolas, ou ela existe apenas no papel?

Quando falamos em matemática a questão ganha um pouco mais de gravidade, por experiências próprias podemos dizer que desde as séries iniciais, a grande maioria das pessoas já apresentam um certo ‘’pavor’’ em trabalhar com os números, e este sentimento tende a crescer significativamente com o passar dos anos e o aumento do nível de dificuldade da matéria.

O que podemos fazer como professores comprometidos com nosso papel para a sociedade para reverter esta situação? Será isso realmente possível? Que recursos são necessários? No decorrer deste artigo será feita uma reflexão sobre o assunto, unindo a teoria com a prática, levantando questões significativas sobre o tema, buscando assim adquirir e fornecer conhecimento sobre as falhas e os acertos dentro da educação matemática.

No decorrer dos últimos anos ocorreram reformas nos parâmetros da educação brasileira, mudanças estas pautadas em pesquisas, práticas e debates, dentro do ensino da matemática se destacam alguns aspectos como:

- A matemática é componente importante na construção da cidadania.

- A atividade matemática deve servir para que o aluno consiga compreender e transformar sua realidade.

- O ensino da matemática deve ser meta prioritária do trabalho docente.

Mas o que vemos na realidade dentro do dia a dia na sala de aula é uma excessiva preocupação com temas abstratos da matemática, mais voltados a teoria do que a prática, mas isto de certa forma está ligado ao rumo que a educação tomou no Brasil, como por exemplo podemos citar alunos do ensino médio, alguns não enxergam o menor sentido em ir para a escola, o fazem apenas interessados no convívio social com seus amigos ou mesmo por imposição dos pais, e existem os que estudam com o intuito de garantir um bom futuro, concluindo que aprender é necessário apenas para passar em um vestibular ou em um concurso público, deixando assim de se preocupar com o conhecimento e se voltando para a pura decoração de conceitos e fórmulas.

Em contrapartida à esse significado que a escola vem tomando ao longo dos anos surgem projetos que visam uma mudança neste quadro, podemos citar a etnomatemática, que busca entender os processos do pensamento, os modos de explicar, de entender e atuar na realidade, dentro do contexto cultural do próprio individuo, a ação pedagógica surge de maneira natural.

É importante destacar a função do professor enquanto educador, à alguns anos o professor era considerado o único detentor do saber dentro da sala de aula, com as novas diretrizes da educação este papel se alterou profundamente, o papel do professor deve ser o de intermediar os alunos com a descoberta do saber, deve proporcionar aos alunos métodos de alcançarem o conhecimento, surge assim uma grande problemática: Os professores são qualificados para desenvolverem este papel?

Por um lado temos professores que há muitos anos exercem esta profissão, que acabam muitas vezes repetindo a mesma forma de trabalho, ano após ano, sem a menor preocupação de se atualizar com as novas exigências da educação.

Outro fator importante é a formação que os alunos dos cursos de licenciatura recebem na atualidade, tanto em sua formação inicial como à formação continuada, acabam por utilizar em suas aulas apenas os livros didáticos previamente impostos pela escola. Um curso de licenciatura deveria incluir a prática dentro da sala de aula como matéria principal, se aprende mais sobre práticas pedagógicas em um mês dentro da sala de aula do que 4 anos lendo livros e mais livros sobre o tema, vemos hoje em dia pessoas que se formam como professores sem nunca terem pisado de fato dentro de uma sala de aula, sem terem feito um planejamento de aula, ao iniciarem suas atividades como professores acontece então um choque entre tudo que foi estudado dentro da faculdade e o que realmente acontece na realidade, e assim nascem os professores que fingem que ensinam para alunos que fingem que aprendem.

Não podemos deixar de considerar o conhecimento prévio dos alunos, muitas vezes se despreza os conceitos desenvolvidos no decorrer da vida da criança, e o professor tenta ‘’milagrosamente’’ fazer o aluno entender conceitos e teorias que para ele não fazem o menor sentido, que a matemática está presente em nosso dia a dia não podemos negar, mas envolver o mundo real com o ensino da matemática é uma tarefa complexa que exige empenho e esforço por parte do professor.

A história da matemática surge como uma aliada no ensino da matemática, quase todo livro de matemática da educação básica possui ao decorrer de seus capítulos trechos de história que contam como o conceito estudado surgiu, muitas vezes esta parte histórica é desprezada pelos professores que se preocupam apenas com a aplicação do conceito em si, para o aluno descobrir como surgiu o conceito que lhe está sendo ensinado é de grande importante, pois o aluno aprende que o tema estudado não surgiu do nada.

CARACTERISTICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA

A matemática surgiu a partir da necessidade humana em resolver questões do dia a dia, com o passar do tempo ela foi evoluindo, até converter-se em um imenso sistema de disciplinas, com essa evolução a matemática se tornou de certa forma abstrata.

Essa abstração matemática é um dos maiores desafios que o professor enfrenta dentro da sala de aula, dar sentido e concretizar a matemática transmitida para os alunos não é uma tarefa simples, formular uma aula envolvendo um tema não é algo tão complicado, mas conseguir concretizar todas as aulas é que se torna um problema, é fácil fazer uma aula envolvendo gráficos ou figuras geométricas, mas concretizar uma aula sobre polinômios ou sobre o binômio de Newton não é tão simples. Infelizmente algumas matérias são abstratas até mesmo para os professores, que sem o conhecimento adequado se limitam a mera repetição do que está escrito no livro.

Mas dificilmente o conhecimento matemático surge a partir da mera repetição, ela nasce a partir de um processo que envolve imaginção, contra exemplos, criticas erros e acertos.

A matemática, portanto tem seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas do dia, uma má prática pedagógica por parte do professor compromete portando a formação destas competências. Um curso de licenciatura em matemática envolve matérias altamente complexas e extremamente abstratas da matemática, com isso o graduando mantém seu foco em conseguir passar nestas matérias, deixando em segundo plano as matérias pedagógicas, porém são estas ultimas as mais importantes para um professor, de nada adianta um amplo conhecimento em matemática se o professor não é capaz de envolver a turma com o assunto transformando a aula em prazerosa e produtiva.

RECURSSOS QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM

Como citado anteriormente a história da matemática proporciona aos alunos o conhecimento de como a matéria estudada surgiu, cai por terra assim o pensamento de que é impossível trabalhar matemática junto com outras matérias, o que temos na realidade são alguns professores acomodados que não querem se dar ao trabalho de formular uma aula dinâmica em conjunto com outra matéria.

O uso de jogos é sem dúvida um dos maiores recursos que o professor pode ter para trabalhar matemática, muitos jogos podem ser feitos manualmente pelo professor, e o aluno enquanto joga desenvolve habilidades de raciocínio, organização, trabalho em grupo, cabe ao professor fazer o aluno enxergar a matemática existente no jogo, desta forma o aluno absorve o conhecimento de forma descontraída.

A tecnologia está presente em nossos dias, isso é um fato, por exemplo, as escolas estaduais do Espírito Santo possuem equipamentos como televisões, computadores, quadros digitais, projetores e etc, depende, portanto do professor o uso destas tecnologias, de modo a facilitar o entendimento dos alunos e a absorção do conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos afirmar que existem grandes lacunas dentro do ensino da matemática na atualidade, desde a formação do professor até o tempo que o mesmo dispõe para planejar suas aulas. Devemos admitir que muitas vezes o professor se acomoda e não se esforça nem um pouco em aproximar sua a aula do que está escrito dentro das diretrizes e bases da educação brasileira.

Esta situação é grave, pois estamos formando hoje os pensadores de amanhã, que sociedade teremos no futuro formada por pessoas que não possuem uma capacidade de raciocínio adequada.

Ensinar matemática, seja para qual série for não é uma tarefa simples, exige esforço, dedicação e compromisso por parte do professor, cada professor deveria refletir suas práticas de modo a corrigir seus erros. Antes de uma pessoa ingressar na profissão de educador deve levar em conta que não basta apenas gostar de matemática para ser um bom professor, é necessário ir muito além disso.