"A onipotência que pode colocar a sua mão fortemente sobre o mundo, pode também tornar seu toque tão leve q a criatura recebe independência" [Soren Kierkegaard].

E, como diz Philip Yancey:
"A terrível insistência de Deus na liberdade humana nos deu o poder de cuspir em Sua face, de crucificá-lo e, de viver como se Ele não existisse,,, Na cruz, Deus se fez fraco com o propósito de deixar os seres humanos livremente escolherem por si sós o que fazerem com Ele.".

Por sua vez, as Sagradas Escrituras nos dizem: "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" [João 3:19] - Disse Jesus: "Eu sou a Luz do mundo!".

Mas, não há que se falar em injustiça Divina! Isso por que, Ele, o Deus que criou a Regra, fez-se homem, viveu como um de nós e, na cruz se doou por amor à humanidade, submetendo-se à própria Regra que Ele mesmo criou: "Sem derramento de Sangue não há expiação para o pecado", diz a Regra! E, como Cordeiro perfeito Ele se doou na Cruz, num sacerdócio eterno, por pessoas imperfeitas como eu e você.