O VENDEDOR

de Romano Dazzi

 

Foi rápido: um infarto fulminante, que não deu tempo de fazer nada. Ainda bem.

José apresentou-se na porta do céu e aguardou o chamado com a senha na mão. Logo teve que encarar um velho ranzinza, que folheava o livro da vida.

Conforme ia lendo, o velho ficava mais e mais aborrecido.

Por fim, sentenciou:-  “Para o Inferno, já!”

José era muito bom de conversa; tinha passado a vida vendendo coleções de livros, planos de saúde, seguros de carros,  enfim, era calejado no trato de produtos difíceis.

Reclamou logo e não arredou pé, nem quando uma tropa de choque de anjos procurou levá-lo daí.

- “Inferno, por quê?” - gritava ele desesperado, mas espiando, com o rabo dos olhos a reação da pequena platéia que se formara.

- “Porque você é um pecador da pior espécie, um herege, um apóstata, um excomungado!!!”  bradava o velho ranzinza, mais ranzinza que nunca.

Mas o que está escrito nesse livro, afinal?

Enquanto brigava, José tentava pôr ordem em seus pensamentos e principalmente,  analisar o que teria feito de tão errado ao longo da vida.

Lembrou-se que uma vez, por aposta, tinha conseguido vender um lote de geladeiras a uma tribo de esquimós , no Alaska.

Mas fora puro truque de venda: mostrara que era mais fácil tirar as garrafas de cerveja da geladeira, do que abrir um buraco no lago gelado, amarrar as garrafas e tirá-las duas horas depois, uma a uma,

Vender geladeira a esquimó era imoral; uma infração, mas não um pecado mortal

Para ele, entretanto, tinha sido uma ação comercial perfeitamente honesta.

Menos honesta fora a venda de um carro velho, com motor fundido, a um coitado que andava com dinheiro demais.  Foi uma maldade.

Depois do pagamento, o carro andou um quilômetro e parou, morto,.definitivamente; com o que gastou no conserto, o comprador teria comprado um carro novo.

E houve também o lote de escovas de dentes com cerdas de porco selvagem.

Não tinham  nada de porco, nem de selvagem.

Eram de plástico e desmanchavam com uma semana de uso. Quanta embromação....

Mas os culpados eram os clientes, dispostos a comprar de tudo.

E quanto mais caro, mais interessados. O barato só atrai pobres...

Mas nenhuma dessas ações fora um grande,  um imenso, um imperdoável pecado.

Senhor, ehm,.... eminência, digo... santidade.... eu não acho que tenha feito nada para merecer o inferno. Dê uma olhada melhor no meu curriculum, por favor....

Como se atreve, infiel mentiroso ! – bradava o velhinho.

Está aqui: durante a sua longa vida, você teve quatro empregos; e sessenta esposas!!! Sessenta !!!  Você cometeu o maior dos pecados!:

José suspirou, aliviado, ao perceber a razão de tanta zanga; e falou com toda a calma: -“Erro de classificação contábil, meu Senhor: foram sessenta empregos e quatro esposas!....E veja: a primeira fugiu com meu primo; a segunda, com um policial; a terceira foi tentar a sorte na América e nunca mais voltou; e a quarta é esta, que está - digo, estava – comigo até agora.

“I-na-cre-di-tá-vel !!”  exclamou o velhinho que não prestava a menor atenção ao José; “é a primeira vez em quatro milhões de anos, que uma coisa dessas acontece!

Aceite nossas sinceras e humildes desculpas, caro José; em virtude deste contratempo, em lugar de ir a pé para a sua nuvem – que demoraria uns três meses – já encomendei o Bentley do patrão; assim você chega lá em perfeito estilo....e bem mais rápido.

  Quando o carrão chegou, José deu uma volta ao redor dele e sem precisar pensar duas vezes, perguntou:- ” Vende?”