O Velório do Diálogo

                                                              Wanderson Vitor Boareto

Resumo

O diálogo está sendo velado durante estas últimas décadas devido vários fenômenos sociais e políticos. O homem moderno com toda a tecnologia está sendo incapaz de dialogar com seu agente mais próximo, como a família, amigos e pessoas que convivem. São várias as teorias, no entanto, o homem é um ser social, e para continuar sendo tem que voltar a ser capaz de se comunicar com seus semelhantes.

Palavras Chaves

Diálogo, Agente Social, Homem, Moderno, Tecnologia.

A fala sempre foi um instrumento de avanço das civilizações na história da humanidade. Na Grécia Antiga a retórica era a arte dos sábios, todos os cidadãos de Atenas estudavam arduamente. Sócrates criticava a forma simples do diálogo e discutia a eficácia da oratória na política e na vida dos gregos.

Durante séculos a arte de falar em público e de discutir questões da filosofia e da teologia eram matérias indispensáveis na vida dos mestres. Na Idade Média isso ficou ligado aos mosteiros e ao maior poder existente a igreja Católica Romana.

Com o crescimento das cidades e o surgimento de uma ciência desprendida da fé, ou seja, a religião se limita nas questões dogmáticas ligadas a sagrada escritura e aos conceitos discutidos e desenvolvido entre as igrejas judaicas – cristã, após a reforma luterana.

No entanto, a capacidade de diálogo chegou aos nossos dias com sentido deturpado e falido, com isso, o diálogo está sendo velado nestas últimas décadas em todos os segmentos da sociedade. A pergunta é por que o homem moderno está sendo incapaz de dialogar? Talvez seja a falta de tempo, ou aumento dos meios de comunicação. Seja como for às pessoas estão perdendo uma de suas maiores vitórias sobre as outras criaturas neste planeta, a capacidade de se argumentar.

Os relacionamentos afetivos estão sofrendo todos os tipos de crises possíveis, devido os conjugues não ter a capacidade e vontade de discutir as dificuldades de viver em comum. Pensando assim grande parte da violência doméstica se dá a princípio pela falta de entendimento, porém as pessoas sempre dizem: “é falta de diálogo”, isso é dito, mas não entendido, ou seja, as pessoas estão velando a capacidade de se entender.

Mesmo nas escolas estas competências estão sendo deixadas de lado, ou trabalhadas de forma irrelevante pelos professores e alunos. A comunidade está caminhando sem escutar seus filhos, e os filhos não sabem e não conseguem conversar com seus pais. Está uma tragédia! Está sendo causado não só nas famílias, mas em todos os nichos da sociedade moderna, a leitura está obsoleta pela maioria dos jovens e adultos, a fala está sendo substituída pela gíria regional, que muitas vezes fala, mas não diz nada, ou seja, não se consegue formular um diálogo.

Dentro das faculdades isso também não é diferente já que professores e alunos parecem não estar no mesmo nível, e a capacidade de desenvolver um diálogo construtivo é mínima. Neste sentido, é ruim para os alunos que tem suas ideias e fundamentações castradas polo sistema e ruim para os professores que se sentem incapazes de atingir seus alunos com o conhecimento necessário para se desenvolver na competência exigida pela instituição.

A pergunta é o que deve ser feito para ressuscitar o diálogo? E como fazer isso de uma forma natural e hegemônica? Na verdade tudo está ligado ao uso coerente das tecnologias, as grandes escolas estão priorizando o diálogo e a convivência humana e de grupo, as famílias tendo seus conceitos e propostas revistos dentro da necessidade real da comunidade e dai por diante.

Tem muita coisa para ser feita rapidamente, já que as redes sociais estão ajudando a relação, mas não o diálogo, o achismo está explícito na boca das pessoas, não existe mais fundamentação de ideias, o ser perdeu lugar para o ter, e assim por diante.

Porém, existem várias escolas e cursos de oratória esparramados pelo país, no entanto, só se ensina as técnicas, o conteúdo e a dinâmica ficam por conta de cada indivíduo, talvez esta seja uma das causas da falta de diálogo entre as pessoas. Na civilização é magnifica, nunca se viu tanta facilidade de se comunicar, a linguagem ganhou várias conotações, cabe a cada um de nós trazermos para o centro de nossas vidas o diálogo como instrumento indispensável para se viver em sociedade.