O Valor Pessoal x O Valor da Empresa

Por Domingos Kamonga*

Neste artigo falaremos sobre um tema que sempre cito em palestras: "... pessoas diferentes, com visões diferentes, vivendo uma ?missão compartilhada em prol daquela empresa? " .

Sempre me lembro de um exemplo forte dado por Vera Tindó, uma consultora, amiga e parceira em projetos de desenvolvimento empresarial, na hora de diferenciar princípio, valor e crença:

- Princípio: não matarás outro ser humano;
- Valor: não ando armado;
- Crença: o desarmamento na sociedade é o melhor caminho.

Em Planejamento Estratégico Empresarial (P.E.) aprendemos que uma empresa, quando decide implantar essa ferramenta de gestão, precisa ter clarificado, dentre outras ações, o seguinte:

- Qual é a sua Visão;
- Qual é a sua Missão, enquanto persegue essa visão;
- Quais são os Valores que sustentam essa missão.

Sim! As pessoas jurídicas também tem sonhos, missões a cumprir e valores a preservar, assim como pessoas físicas - dentre essas você, funcionário, colaborador, empregado...

Para ilustrar mais um pouco, tomemos um exemplo, embora próximo da realidade de muitos brasileiros, hipotético:

"João Carlos tem a visão de ver seus dois filhos formados numa escola reconhecida como uma das melhores do Brasil", para tanto João tem em mente que "sua missão é trabalhar o maior número de horas possível, conduzindo seu caminhão de carga pelas estradas brasileiras". Para sustentar essa determinação "ele tem como premissa os valores perseverança, prontidão, disponibilidade para assumir o maior número de compromissos que puder e honestidade, forte herança de seus pais".
Seguindo em nosso exemplo, João Carlos é convidado a transportar uma carga valiosa, por uma remuneração atraente, acima da média, cuja documentação está irregular - levantando suspeitas de ilicitude. Devido a esta irregularidade, João não aceita o serviço, perdendo assim a oportunidade de faturar mais alto.

Questionado, João Carlos informa: - Não abro mão de trilhar meu caminho de forma honesta, nem de dormir tranqüilo com minha consciência (e ele imediatamente reflete as lembranças de alguns exemplos forjados pelos seus pais nessa linha). Ou seja, por mais importante que seja sua missão, por mais próximo que esteja de alcançar sua visão, João Carlos não abre mão de um de seus valores, nesse caso fictício, honestidade.
...
Agora, façamos uma correlação com uma pessoa Jurídica ? a hipotética JC Ltda, uma transportadora regional em franco crescimento. A JC Ltda implantou a ferramenta de P.E. e sua diretoria compartilha com todos os funcionários e parceiros a sua visão de ser a maior transportadora de cargas especiais daquele Estado. Para tanto, tem a missão de contribuir para o sucesso de seus clientes, transportando cargas com eficácia e prontidão 24 horas. Para isso, os valores da JC Ltda são: perseverança, prontidão, disponibilidade e honestidade.

Isso exemplificado, avancemos nas possibilidades de acontecimentos que esse cenário imaginado de uma JC Ltda pode sugerir.

Fulano de Tal, um dos mais respeitados motoristas da empresa, funcionário influente, voz ativa na defesas dos interesses comuns entre patrões e empregados, por algumas vezes ? aproveitando retornos de carga vazia - transportou cargas leves de origem e documentação irregular. Uma forma por ele encontrada de complementar o orçamento doméstico e assim garantir o sonho de educar o filho único na melhor escola da cidade, sonho antigo. Forma também vista pelo Fulano de Tal como natural, haja vista a empresa não estar sendo lesada em seus custos ? afinal o caminhão voltaria vazio mesmo.

Todavia, esses atos chegaram ao conhecimento de parte da empresa, inclusive ao do sócio majoritário.
...
Muito bem. Vamos a duas situações possíveis:

a) Fulano de Tal, foi chamado para esclarecer. Esclareceu que não via problemas maiores ? a empresa não teve nenhum prejuízo, não perdeu dinheiro. E devido aos seus motivos, até apoiados pelos prestimosos serviços durante anos, a empresa concorda em fazer "vistas grossas" e em evitar constrangimentos e envolvimentos maiores, os quais poderiam até atingir sua imagem, sua marca.

b) Fulano de Tal foi despedido por infringir um valor da JC Ltda, honestidade. Isso gerou constrangimentos, alguns "clientes internos" (tema para outro artigo) e externos tiveram reações adversas ? ele estava sempre pronto, sempre disponível e sua determinação era um exemplo que todos admiravam.

A junção dos exemplos de situações envolvendo a pessoa física e a pessoa jurídica acima descritos, em torno do também exemplo do valor honestidade, nos permite convidá-lo a ter a mesma e única reflexão:
"Se você tem dúvida de qual decisão tomaria, o valor em questão não é um valor que deve ser considerado no momento de elencar quais são seus princípios ? sejam pessoais, sejam empresariais".

Um valor pessoal, ou empresarial, é algo do qual você não deve abrir mão por nenhuma razão. Por isso, são poucos. Por isso numa empresa é difícil elencá-los. Numa organização, são várias pessoas com diferentes conjuntos de valores e crenças atendendo uma única visão, compartilhando um determinado conjunto de valores.

Digo isso a você empresário, empreendedor, e a você empregado, funcionário, colaborador.

Reflita sobre isso!

Ah! A JC Ltda é daquele João Carlos, que trilhou sobre seus valores pessoais e transformou aquele caminhão numa empresa depois de uma década e meia ? com o filho já formado (seu sócio).

*Domingos Kamonga -Consultor, palestrante e presidente da Kamonga Desenvolvimento Empresarial ? SP ?SP ? [email protected]