O VALOR E A APLICABILIDADE DA LITERATURA ESPANHOLA

José Arlindo dos Santos

Licenciado em Letras (Português/Espanhol e Respectivas Literaturas)

Especialista em Língua Espanhola (FIJ, 2010)

[email protected]

 

 

PALAVRAS CHAVE: Espanhol – Literatura espanhola – Educação – Letras.

INTRODUÇÃO

                        É comum escutarmos que o texto tal é um texto literário. Mas, inicialmente precisamos saber o que significa “Literatura”. Talvez algumas outras perguntas sejam pertinentes neste momento, para entendermos o lugar, a importância da Literatura e a sua aplicabilidade hoje.

            Inicialmente, vamos à origem da palavra literatura: esta palavra provém do latim litteratura, que é um derivado da palavra littera e que significa “letra do alfabeto”. Em sua origem, pois, a palavra “literatura” faz referência à palavra escrita. Esta é uma definição primária. À pergunta “O que é literatura?” nos é respondida da seguinte maneira:

  A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são gêneros, e como os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social. [sic]

A literatura é assim, vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana (COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, citado por NICOLA, página 27).

            À pergunta: “todo texto é literário?” respondemos da seguinte maneira: Os antigos reconheciam três aspectos centrais na arte de escrever e conseqüentemente, de reconhecermos se um texto é ou não literário: 1. Gramática (o escrever bem segundo as regras gramaticais estabelecidas); 2. Retórica (a estrutura do discurso para persuadir na comunicação); 3. Estilística (a busca da arte e beleza na expressão). Se agora consideramos os três níveis de textos, poderíamos dizer que a gramática caracterizaria o primeiro nível, cujo objetivo é a comunicação: a maior parte dos livros de texto (de geografia, biologia, história, etc.) corresponde a este primeiro nível. O segundo nível de textos acrescenta à gramática, a retórica, isto é, agrega uma estrutura cujo objetivo é conseguir a persuasão no leitor ou no ouvinte; bons exemplos deste segundo nível são os textos e discursos políticos. Podemos considerar agora um terceiro nível que acrescenta aos dois anteriores a estilística, isto é, uma preocupação consciente por expressar a beleza, por criar uma obra de arte. 

            Uma vez conhecida a definição de literatura, de saber diferenciar uma obra escrita de uma obra literária, estabeleceremos o papel da literatura na sociedade. Segundo FURINI:

O papel da literatura na vida humana é muito importante e atinge de maneiras diversas pessoas com temperamentos diferentes e de profissões diferentes. Além da função estética (arte da palavra e expressão do belo), uma obra literária pode ter várias funções. Entre elas podemos citar, a função lúdica (divertimento), a função cognitiva (forma de conhecimento de uma realidade objetiva ou psicológica), a função filosófica (questionar, provocar o leitor); a função catártica (que é muito importante, entendendo catarse a purificação de sentimentos, como o próprio Aristóteles falava ou, simplesmente, a libertação de emoções reprimidas) e a função pragmática (pregação de uma maneira de viver).

O VALOR DA LITERATURA

            Toda sociedade escreve a sua história através de atos. Através da Literatura podemos conhecer a história de um povo. Mas, e a Literatura espanhola? Que papel tem cumprido na história, na vida do povo espanhol?

            Tem sido de fundamental importância para: a) Fixar valores sociais e estéticos; b) Estabelecer critérios de uso da gramática, expressando, criando, modificando o corpus do léxico; c) Mostrando as diferenças entre as línguas dentro da nação espanhola, uma vez que na Espanha existem diferenças línguas. Mas acima de tudo, a Literatura espanhola tem mostrado ao mundo, verdadeiros gênios da escrita, como Miguel de Cervantes Saavedra, Lope de Veja, Ortega y Gasset, Unamuno, Calderón de la Barca e tantos outros, sem menosprezo de autores hispanoamericanos como Vargas Llosa, Rubén Darío, García Márquez, Pablo Neruda, Octavio Paz, etc..

            É importante relembrar que os movimentos literários (Romantismo, Classicismo, Gongorismo, Dadaísmo e tantos outros) ocorridos na Espanha tinham um reflexo europeu. Na prosa, teatro e poesia, não importando o estilo, os textos literários impactavam e ainda impactam as pessoas.

                        A literatura impregna a alma. Às vezes, modifica comportamentos como no caso do Quixote, que o protagonista enlouquece lendo novelas de cavalaria (FURINI: 2011). Ou seja, a literatura pode modificar a maneira de ver o mundo do leitor. Como diz Isabel Furini (2011), não é simplesmente entretenimento, mas um poderoso modificador do universo mental do homem.

            Um documentário feito pela televisão brasileira sobre a influência de outro meio de comunicação, neste caso, um grande e famoso jornal espanhol, mostrou que, durante muitas décadas, aquele jornal ditou as normas de conduta, as expressões coloquiais do povo espanhol.

            Através da literatura espanhola podemos percorrer mundos, conhecer pessoas, estudar situações sentimentais e principalmente, deleitar-nos com obras e escritores que nos enchem a alma com a palavra bem escrita, com a palavra bem usada e com a intenção alcançada: a arte e a beleza literárias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            A literatura nos ajuda a entender uma cultura, nos dá conhecimentos de história, geografia e sociologia. Quando lemos literatura, conhecemos o perfil psicológico da personagem e do autor, e além de tudo aprofundamos o conhecimento do idioma no uso que o autor faz do léxico e dos aspectos morfossintáticos. É através da literatura que conhecemos mundos, nos enchemos de fantasia e nos divertimos com a trama de um bom conto ou de uma rica poesia.

            Quando lemos a literatura espanhola, por exemplo, podemos classificar os autores e suas épocas.

            A literatura abriu-me os olhos para o mundo: mundo esse construído pela mente de algum escritor que se deixou levar pela imaginação e sua criatividade. Que a literatura espanhola continue realizando o seu labor: comunicar, despertar o ouvinte dentro de uma trama de arte e sensibilidade.

  

REFERÊNCIAS

FURINI, Isabel.  Publicado no Recanto das Letras em 18/02/2011 - Código do texto: T2800287 - Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/2800287 - Acesso: 23/02/2011.

NICOLA, José de. Painel da Literatura Portuguesa: teoria e estilos de época do Brasil e Portugal: Livro do Professor / José de Nicola; colaboração Lorena Mariel Menón - São Paulo: Scipione, 2006.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas Latino-americanas: Polêmicas, Manifestos e Textos Críticos / Jorge Schwartz. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 1995. 639p.