O ser humano é a obra prima de Deus. Nenhuma das outras criaturas se iguala ao homem, tamanha é a sua dignidade. Nenhum outro ser foi dotado de alma, onde estão nossa liberdade, nossa inteligência, nossa vontade, nossa capacidade de amar. Em virtude de sermos as únicas criaturas "animadas" (anima: alma em latim), somos também os únicos a quem Deus concede a salvação; vocação primeira e intrínseca do homem e da mulher.
Foi por amor a nós que Deus enviou seu único e verdadeiro Filho, que é Deus como e com o Pai para morrer por nossos pecados. Deus se fez pecado por nossa causa, nos diz são Paulo. Que mistério maravilhoso! O próprio Deus, em sua onipotência, assumir a pobre condição humana, humilhando a si mesmo, e morrer no horrível sacrifício da Cruz, em meio a humilhações e sofrimentos; aceitando tudo isso sem pronunciar sequer uma palavra de ódio, tudo isso por amor a mim e a você.
Jesus Cristo, que é Deus, ao assumir a nossa condição humana, elevou-a; tornou-a digna de participar do incomensurável convívio divino, abriu-nos as portas da Salvação. Foi preciso que Deus se fizesse homem como nós, para que nós nos tornássemos "deuses", no sentido de que quando estivermos com Ele, estaremos também n?Ele, e com ele seremos "deuses". E é preciso também que tudo isso se torne presente cada vez que a Santa Missa é celebrada.
Infelizmente, nós não damos valor a isto. Parece que ignoramos o sacrifício de Cristo. É como se fôssemos aquelas pessoas que caçoavam de Cristo enquanto ele estava morrendo, pregado na Cruz. Nós temos um imenso valor: custamos o Sangue de Cristo, o sangue do próprio Deus, derramado na cruz. Não há honra maior nesta terra.
Dia após dia, vemos o rebaixamento do ser humano. Vemos as pessoas se entregando aos prazeres mundanos, que deixam um trágico vazio espiritual, e só nos prejudicam. Vemo-las fazendo ou deixando fazerem com elas, coisas que não correspondem à nossa dignidade. Vemo-las participando de passeatas, manifestações e movimentos que são uma vergonha. Vemo-las lutando por ideais, sendo escravas de ideologias alheias à Verdade Divina, e assim por diante.
Valemos o Sangue de Cristo! Somos melhores e mais importantes que tudo isso! Somos filhos de Deus! Temos um Deus, um pai amoroso que nos ama mais que tudo, a isso nos basta aqui neste mundo. Não precisamos de mais nada.