A amizade é um dos principais laços afetivos que podem determinar o sucesso das pessoas. O homem sem amizade está fadado a ser um ser incompleto e sem alegrias. Encontramos o exemplo de Davi e Jônatas que tiveram uma amizade digna de ser relatada na bíblia para servir de modelo para nós. A amizade que nutriram serviu de sustentação para as horas difíceis.
Através da amizade, Jônatas intercedeu diante de seu pai Saul quando este intentou matar Davi, Jônatas se colocou em situação de risco de morte ao defender Davi, pois sabia o valor de uma amizade. A Bíblia diz que Jônatas amava a Davi como a sua própria alma. Os frutos dessa amizade se ver nos relatos bíblicos que se seguiram até as gerações posteriores.
Está escrito: é melhor serem dois do que um, pois terá maior paga do seu trabalho. "Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá que o levante".
Uma boa amizade alimenta sonhos, determina conquistas, acalenta a alma nos momentos difíceis. Uma boa amizade preserva a vida, e nos momentos de angustia se tem com quem contar. "Amigo se faz em tempo de paz, mas na angustia é que se mostra o seu valor" (Ludmila Feber)
É necessário amar o amigo, valorizar a verdadeira amizade, não por ganância, não por inveja, não por interesse, mas por boa intenção da alma, pois a amizade sincera produzirá frutos que se colherão por toda a vida. Visite o amigo, telefone, dê um abraço carinhoso, fale palavras animadoras, ore por seus amigos, pois fazendo assim serás feliz e terás com quem contar, não só nos momentos de dores e desilusões, mas nos momentos de alegria onde poderás convidar seus amigos para a mesa do banquete. O homem isolado está sujeito a solidão e fracasso. Faça boas amizades. Que Deus em Cristo vos abençoe.

Pastor Jezias Ferreira