O VALOR DE UM BOM TESTEMUNHO

"E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este, que passa sempre por nós, é um santo homem de Deus". 1 Rs 4.9.

Confúcio, o grande sábio chinês falou uma frase que ficou conhecida no mundo inteiro, por centenas de anos:

"Uma imagem vale mais do que mil palavras".

Um velho pregador caipira norte-americano também falou algo curioso e correto:

"Tua vida fala tão alto que nem consigo ouvir tuas palavras".

É muito comum questionarmos a respeito de alguém:

"Ele vive o que prega"?

Modernamente ser um pregador, um evangelista ou um pastor é símbolo de status, de prosperidade e de bem estar.

Onde se encontram hoje os Cíceros Siqueiras, percorrendo quilômetros e mais quilômetros no lombo de um burro, para pregar o evangelho em cidades, vilas, vilarejos, povoados, sítios e fazendas, nas matas e sertões da Paraíba e do Rio Grande do Norte, dormindo mal e sem comer direito, em uma verdadeira renúncia?

Onde estão homens como aquele médico presbiteriano que renunciou a uma vida nababesca nos Estados Unidos, para percorrer a cavalo extensos caminhos, em Garanhuns, Pau Amarelo, Poço Comprido, Correntes, Angelim, Jupi, Brejão, Lajedo, Sta. Terezinha, Bom Conselho e várias outras comunidades menores, anunciando as boas novas de salvação?

Onde estão os heróis da fé, semelhantes a Pedro Crente, no Norte do Brasil, percorrendo em "montarias" (pequenas canoas movidas a remo), rios, igarapés e lagoas, para dizer que Cristo salva o pecador arrependido?

Eliseu era um profeta de conduta tão ilibada que aquela dama de posses chamou seu marido e lhe disse: "Olha, meu filho, eu tenho observado que este homem que passa por nós sempre, é um santo homem de Deus".

Quantas vezes, até em cidades desconhecidas, alguém lhe aborda e pergunta:

- O senhor é crente?

- O senhor é pastor?

Em muitos lugares estranhos já fui cumprimentado, muitas vezes e por muitas pessoas desconhecidas, com esta saudação:

- A paz do Senhor, irmão.

Paulo, escrevendo ao jovem ministro Timóteo, recomendou:

"Sê o exemplo dos fieis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza". 1 Tm 4.12.

O santo comportamento de Eliseu entre outras bênçãos valeu-lhe esta: aquela mulher de posses solicitou algo do seu marido para Eliseu que foi altamente proveitoso para sua vida:

"Façamos-lhe pois um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro: e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará". 2 Rs4.10.

Muitos ungidos de Deus do passado andaram "vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra". Hb 11.37,38.

Que diferença!