O uso dos métodos activos na formação de professores do ensino Básico em Moçambique.

O presente artigo, com o tema "o uso dos métodos activos na formação de professores do ensino Básico em Moçambique". Pretende-se discutir de forma suscita sobre as metodologias usadas no PEA, sob o ponto de vista da formação de professores. Actualmente tem-se verificado uma maior tendência na busca e aperfeiçoamento de novas técnicas e metodologias de ensino, no sentido de melhorar e aprimorar cada vez mais o processo educativo. É neste âmbito que surge a necessidade de formar professores do ensino Básico com conhecimentos sólidos em todas as áreas do saber, para posteriormente, dota-los de capacidades e habilidades para uma inserção positiva na vida social e profissional.
No entanto, a formação de professores de qualquer nível é tida como a pedra angular deste processo, pois precisa-se professores dotados de premissas inovadoras e com cosmo visão para tornar activo o PEA. O artigo parte da seguinte premissa: que estratégias metodológicas devem ser usadas na formação de professores do ensino Básico, tendo em conta a curta duração do período de formação? Tem por objectivo compreender a importância da aplicação dos métodos activos na formação de professores do ensino Básico.
Trata-se de uma abordagem qualitativa, assente num estudo exploratório que visa detalhar de forma mais explícita as vantagens do uso dos métodos activos pelos formadores na formação de professores do ensino Básico. Parte se de princípio que muitos dos alunos que terminam o nível básico não tem experiência na área da docência, mais por vários factores tais como sociais, económicos e políticos tendem a seguir a carreira de docência, porém estes métodos visam despertar no formando a capacidade de aprendizagem em grupo, e consequentemente criar uma ampla gama de pré-disposições de aprendizagem que suscitará no formando as habilidades de expressar opiniões fundamentadas, pensamentos lógicos que, posteriormente, poderão sustentar a sua experiência de vida escolar, para a sua actuação na vida social, cultural e profissional.Artigo Cientifico Para uma melhor compreensão do artigo, está estruturado em: Conceitualização e géneses dos métodos activos - uma abordagem teórica; Tipos e classificação dos métodos pedagógicos.