Tema: O Uso do Latim e as Dificuldades Enfrentadas pelos Alunos da 11ª Classe na Interpretação da Biologia Sistemática 

1. Introdução

A Biologia Sistemática é o ramo da Biologia que se didica na classificação, agrupamento e nomenclatura dos seres vivos de acordo com as regras estabelecidas internacionalmente. Ela subdivide-se em Taxonomia (parte da Sistemática que classifica e agrupa os seres vivos de acordo com as suas semelhanças e diferenças) e Nomenclatura (parte da Sistemática que dá nomes aos seres vivos de acordo com as regras estabelecidas a nível internacional).

Este trabalho, foi realizado no âmbito das dificuldades que se verificam nos alunos da 11ª Classe Grupo B, no Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo. O mesmo, resultou das orientações da Cadeira de Teorias de Currículo, leccionada nos cursos de mestrado em Ciências de Educação na Universidade Pedagógica, servindo como um dos requisitos de avaliação para a conclusão da mesma.

Como muitos de nós sabemos, o Laim considera-se uma lingua morta, isto é, que não sofre evolução ao longo dos tempos. Assim, a Biologia e quase todas as áreas do saber, recorrem ao uso do Latim para interpretar alguns dos seus princípios.

Com o tema “ O Uso do Latim e as Dificuldades Enfrentadas pelos Alunos da 11ª Classe na Interpretação da Biologia Sistemática”, o trabalho tem como finalidade sugerir a introdução do Latim, como um capítulo da disciplina de Biologia no Ensino Secundário Geral do 1º Cíclo, para dotar aos alunos de algumas bases para a aprendizagem da Biologia Sistemática na 11ª Classe.

Do mesmo modo, serão observadas algumas estratégias para a correcta interpretação dos termos científicos usados na Biologia Sistemática assim como a verificação dos conteúdos leccionados na disciplina de Biologia da 11ª Clase, que requerem o uso do Latim.

Como foi referido anteriormente, a Sistemática constitui um conteúdo inserido na disciplina de Biologia, leccionado a nível da 11ª Classe do Ensino Secundário Geral, 2º Cíclo. Ela pode compreender a Botânica Sistemática (parte da Sistemática que trata das plantas) e a Zoologia Sistemática (parte da Sistemática que trata dos animais).

Devido à natureza dos próprios conteúdos, que requerem a utilização do Latim para classificar, agrupar e dar nomes às espécies, tem-se verificado desde muito tempo, que os alunos têm dificuldades para pronunciar as palavras latinas que designam os nomes das espécies, as terminações usadas nos grupos taxonómicos como por exemplo as famílias e os géneros e enfim, para a compreensão do sentido e da natureza da própria Biologia Sistemática.

Como resultado, visto que os mesmos conteúdos são leccionados nas Universidades, os alunos ainda continuam com os problemas, em parte arrastados a nível da 11ª Classe, o que faz com que eles pronunciem os nomes científicos das mesmas espécies, gêneros e famílias dos seres vivos de diversas maneiras, não obedecendo assim as regras estabelecidas internacionalmente.

Tendo em conta estas e outras constatações levanta-se a seguinte questão de investigação: Que estratégias devem ser adoptadas para a minimização das dificuldades enfrentadas pelos alunos da 11ª Classe na interpretação dos termos científicos usados na Biologia Sistemática?