O uso do gênero oral e sua importância na educação

Sabendo do quanto é importante o desenvolvimento lingüístico na educação é que se espera que o gênero oral seja trabalhado significativamente no contexto escolar. Pois segundo Hardy 1977 apud Chagas 2010. Explica que
[...] sonhamos narrando, imaginamos narrando, recordamos, prevemos, esperamos, nos desesperamos, acreditamos, duvidamos, planejamos, revisamos, criticamos, construímos, fofocamos, aprendemos, odiamos e vivemos por meio de narrativas [...]. (HARDY, 1977, apud MCEWAN E EGAN, 1998, p. 9).

É notório o quanto que a narrativa está presente no ser humano desde ontogênese a filogênese, uma vez que este é carregado de emoções, atitudes e utopias, o que caracteriza as múltiplas possibilidades da narração que o ser humano faz seu uso. Assim evidencia-se a importância da contação da história o que requer um algo a mais do que simplesmente a leitura na sala de aula, esta que é um tipo de gênero oral. Diante disso, as histórias infantis, fábulas, lendas, contos, poesias e entre outros proporciona as crianças a se desenvolverem lingüisticamente.
Conforme Chagas (2010, p. 05) os gêneros orais como exposição oral do aluno, seminário, debate regrado e entrevista radiofônica e dentre outros possuem a vantagem de funcionar de maneira efetiva dentro co contexto escolar. Diante disso compreende-se o quanto que uma didática diferenciada na sala de aula pode contribuir para a apropriação do sistema da escrita, uma vez que haja um trabalho centrado na leitura pode proporcionar a produção. Sendo assim, ao trabalhar com a produção do gênero oral como um programa radiofônico infantil possibilita as crianças fazer o uso efetivo da linguagem e da escrita.
Neste sentido colabora Oliveira (1997, p. 68) ao assinar que

[...] a criança que se desenvolve numa cultura letrada esta exposta aos diferentes usos da linguagem escrita e o seu formato, tendo diferentes concepções a respeito desse objeto cultural ao longo de seu desenvolvimento. A principal condição necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita e que ela descubra que a língua escrita e um sistema de que não tem significado em si. Os signos representam outra realidade, isto é, o que se escreve tem uma função instrumental, funciona como um suporte para a memória e a transmissão de ideias e conceitos.

Considerando os gêneros orais conforme MELO, CAVALCANTE (2006), MARCUSCHI B. SUASSUNA (2006) apud CHAGAS 2010. Analisam os aspectos extralingüísticos, paralinguisticos ou sinésico e lingüísticos. O que nos leva a refletir sobre a função de cada um para promover o ensino dos gêneros orais. Diante disso, percebe-se o quanto que a metodologia do ensino enfatizando os gêneros orais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças não apenas a sala de aula, mas em todo e qualquer lugar em que elas estejam. Assim desenvolve-se desde cedo a autonomia, a segurança, autoconfiança, e o protagonismo que se faz necessário para termos bons leitores, escritores e, sobretudo cidadãos ativos cumprindo com o seu papel social de ser e estar no mundo, de modo a compreender a riqueza que os gêneros orais possibilitam as crianças para então fazer o uso efetivo da língua.